Notícias

Vitória recebe visita de referência nacional em saúde da pessoa idosa

Publicada em 08/12/2017, às 15h34

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Dr Edgar
Edgar Nunes de Moraes pondera que é possível envelhecer sem doenças e buscando sempre o bem-estar

O professor e coordenador do Serviço de Geriatria e do Programa de Residência Médica em Geriatria do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Edgar Nunes de Moraes, está em Vitória apresentando uma metodologia inovadora, desenvolvida por sua equipe, para melhorar a saúde da pessoa idosa, nesta sexta-feira (8).

O método utiliza o trabalho organizado em rede, com integração entre atenção básica e especializada e articulação intersetorial, baseada em uma concepção ampla de saúde e envelhecimento e considerando a capacidade de independência e autonomia da pessoa idosa como medida de bem-estar físico, mental e social.

Segundo Edgar, é preciso desnaturalizar a ideia de que o envelhecimento causa doenças. "É possível ser idoso com saúde. Mas se o idoso deixou de ter autonomia ou independência, o problema não está na idade, mas na saúde dele. Ao identificar o que está adoecendo a pessoa, é possível curá-la ou melhorar sua condição e sua qualidade de vida. Para haver uma resposta adequada, é preciso conhecer a realidade integral dessa pessoal idosa", explicou.

Seminário 

Edgar Nunes de Moraes também está em Vitória para participar da mesa "Impactos da Violência e dos Acidentes na Saúde", que faz parte da programação do I Seminário Nacional de Acidentes e Violências: Promoção, Prevenção e Assistência em Debate.

O evento é promovido pela Ufes, por meio do Laboratório de Estudos sobre Violência, Saúde e Acidentes, e conta com o apoio da Prefeitura de Vitória.


Voltar ao topo da página