Notícias

Vitória recebe nota máxima em análise de equilíbrio fiscal do Tesouro Nacional

Publicada em 16/02/2018, às 19h37 | Atualizada em 20/02/2018, às 16h14

Por Tarcísio Costa (teelcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Frente Nacional de Prefeitos


Tesouro Nacional
Tesouro Nacional
Tesouro Nacional
Tesouro Nacional

Todo cidadão interessado na situação fiscal de seu município tem uma nova funcionalidade no site da Secretaria do Tesouro Nacional. Lá é possível ver que o município de Vitória foi classificado com "conceito A" na Capacidade de Pagamento (Capag), que apresenta uma simulação da situação fiscal a respeito de sua elegibilidade para obtenção de operação de crédito, com excelentes índices nas condições de adimplência financeira, encaminhamentos das contas anuais, aplicação mínima de recursos em saúde e educação.

De acordo com o Tesouro, o painel faz parte de um pacote de evolução da transparência da secretaria. A utilização do painel é simples: basta informar o nome do estado ou o município desejado para visualizar o conjunto de informações.

A classificação é definida por indicadores de endividamento, poupança corrente e liquidez. Ao serem combinados, esses dados resultarão na nota Capag, que pode ser A, B, C ou D.

Indicadores de Vitória

De acordo com os dados disponíveis no Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), são três os indicadores que levaram a capital a alcançar a nota "A" na simulação: dívida consolidada/receita corrente líquida (16,63%); despesa corrente/receita corrente (81,11%) e obrigações financeiras/disponibilidade de caixa (20,85%).

Segundo o Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (Cauc), Vitória cumpriu estes itens para alcançar a classificação: adimplência financeira, encaminhamento das contas anuais e aplicação mínima de recursos em saúde e educação. O município ainda alcançou o índice de 45,15% em despesa com pessoal, ficando abaixo do limite de alerta (48,6%).

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, comemorou o resultado: "Vitória está colocada na melhor colocação possível pela análise de equilíbrio fiscal feita pelo Tesouro Nacional. Isso é uma premiação a toda a nossa equipe pelo esforço de fazer mais com menos, melhorando a qualidade do gasto público e cuidando com zelo das finanças numa cidade que perdeu nos últimos quatro anos um orçamento inteiro. Mostra a transparência, eficiência e rapidez de nossa gestão com elementos que nos orientam na tarefa de cuidar da cidade. Quando as finanças estão equilibradas, todo o resto é possível. É um feito extraordinário na situação que estamos atravessando".  

O secretário municipal de Fazenda, Davi Diniz, lembrou as medidas adotadas pela gestão desde 2013 para contenção de gastos. "Com os decretos que publicamos desde o primeiro ano de gestão, Vitória conseguiu em 2016 ser a capital com maior redução de custeio do País. Todo esse esforço, aliado ao conhecimento e à equipe técnica da Secretaria de Fazenda, resultou que a capital tivesse a letra A no ranking da Secretaria de Tesouro Nacional, habilitando a PMV a receber empréstimo e fazer operações de crédito nacionais e internacionais, possibilitando uma gama de novas oportunidades para o município". 


Voltar ao topo da página