Notícias

Vitória promove Conferência Municipal Cidade Educadora nesta quinta

Publicada em 29/11/2016, às 13h20 | Atualizada em 01/12/2016, às 13h25

Por Nelly Blanco (nebsilvaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Yuri Barichivich
Escola em tempo integral

O auditório da Prefeitura de Vitória recebe, nesta quinta-feira (1º), a 1ª Conferência Municipal Vitória Cidade Educadora, das 14 às 17 horas.

Vitória faz parte da Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE), cujo objetivo é o desenvolvimento sustentável como motor de desenvolvimento pessoal e coletivo e de transformação urbana em prol de cidades mais justas, solidárias e interculturais. O evento será uma homenagem ao Dia Internacional da Cidade Educadora, comemorado em 30 de novembro.

O evento contará com a palestra "Contribuições de Paulo Freire para pensar o que é uma cidade educadora", a ser ministrada pelo professor doutor Valter Martins Giovedi, do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

"Esse evento é um marco para Vitória como uma cidade respeitadora e que se compromete com a educação cidadã ativa, comprometida e responsável", pontuou a secretária de Gestão Estratégica, Bianca Assis.

Educação inclusiva e de qualidade

A AICE trabalha para garantir uma educação inclusiva e de qualidade para todas e todos, de forma que as pessoas sejam capazes de dialogar e conviver no respeito às diferenças. 

As cidades educadoras trabalham para que a educação seja o eixo transversal de todas as políticas locais, tomando consciência e reforçando o potencial educador das atuações e programas de saúde, meio ambiente, urbanismo, mobilidade, cultura e desporto.

Trabalham para democratizar o acesso a todos os bens da cidade, para que cada um dos seus espaços seja fonte de educação e para que todas as pessoas possam viver, desfrutar e emancipar-se, aproveitando ao máximo as oportunidades que a cidade oferece para alcançar as suas expectativas com uma atitude cívica e democrática.

Esse é o caminho que cidades de todos os continentes compartilham e que leva já mais de 25 anos de trajetória desde a proclamação da Carta de Cidades Educadoras.


Voltar ao topo da página