Notícias

Vitória promove ações para estimular consumo de alimentos orgânicos

Publicada em 25/05/2016, às 15h38 | Atualizada em 25/05/2016, às 17h11

Por Paula M. Bourguignon, com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Maria Angela Siqueira


Leonardo Silveira
Feira de Produtos Orgânicos na Praça Nilza Mendes - Jardim Camburi
Cidadãos contam com três feiras de produtos orgânicos em Vitória: Jardim Camburi, Praça do Papa e Barro Vermelho

Com apoio da Prefeitura de Vitória, a Comissão da Produção Orgânica do Estado do Espírito Santo realiza ações em comemoração à Semana Nacional dos Alimentos Orgânicos, como oficinas, seminário e audiência pública. O objetivo é incentivar o consumo de alimentos orgânicos e alertar para o risco que representa à saúde o uso abusivo de agrotóxicos e pesticidas nas plantações.

A semana será aberta com audiência pública na Câmara Municipal de Vitória, nesta segunda-feira (30), a partir das 14 horas, com o debate "Política pública pela redução dos agrotóxicos e em defesa dos alimentos orgânicos".

Em seguida, na terça-feira (31), haverá o I Seminário Municipal sobre Agricultura Orgânica e Hortas Urbanas Comunitárias, que será realizado no espaço da Escola Técnica e Formação Profissional de Saúde (Etsus), das 8 às 16 horas. As inscrições podem ser realizadas pelo e-mail plantas.medicinais@vitoria.es.gov.br. Participam vários profissionais da Prefeitura, entre eles a médica homeopata Henriqueta T. do Sacramento e o engenheiro agrônomo Genelcimar dos Santos Ferreira, que abordarão a temática "Hortas Orgânicas Urbanas Comunitárias no Município de Vitória". Veja a programação.

"Iremos difundir a importância da alimentação orgânica e natural para promoção da saúde humana, ambiental e animal. Queremos também ampliar a participação social para a implementação de mais hortas urbanas no município. Nesse seminário, iremos relatar questões e discutir como os agrotóxicos interferem na alimentação e na saúde de todos os seres humanos e nos alimentos. Para finalizar, iremos saber como acontecem a produção, a comercialização e o consumo dos alimentos orgânicos", explicou Henriqueta.

Semana Nacional dos Alimentos Orgânico

A Semana Nacional dos Alimentos Orgânicos terá programação até o dia 4 de junho. O objetivo é qualificar os profissionais por meio do conhecimento sobre as políticas públicas pela redução dos agrotóxicos e em defesa dos alimentos orgânicos. A proposta é divulgar para a população os benefícios ambientais, sociais e nutricionais desses alimentos.

No Espírito Santo, o Incaper informa que existem 300 produtores certificados e 12 feiras
de produtos orgânicos. Em Vitória, as feiras de orgânicos funcionam em Jardim Camburi, aos sábados, das 6 às 12 horas, na avenida Isaac Lopes Rubim; Praça do Papa, às quartas, das 15 às 20 horas; e Barro Vermelho, aos sábados, das 6 às 12 horas, na rua Arlindo Brás do Nascimento (atrás da Emescam).

Hortas Comunitárias

Diego Alves
horta comunitária são pedro
Horta Comunitária de São Pedro incentiva os moradores a adotar hábitos saudáveis na alimentação

O projeto Hortas Comunitárias é desenvolvido na capital desde 2013 pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus). Já foram implantados pequenas hortas e jardins terapêuticos nas unidades de saúde de Andorinhas, Consolação, Bairro da Penha, São Cristóvão, Bairro República, Ilha do Príncipe, US Vitória, Fonte Grande, Forte São João e no Caps AD.

"Tudo que é produzido nessas hortas, com participação de pacientes e servidores dessas unidades, é utilizado na produção de novas mudas para produção de chás, alimentos, sais aromáticos, xaropes e repelentes naturais como ações de promoção de saúde", disse Henriqueta.

Em abril, foi inaugurada a Horta Comunitária de São Pedro, com canteiros para o plantio de hortaliças, legumes, tubérculos e plantas aromáticas para uso medicinal e temperos, que serão cultivados por moradores dos bairros Conquista, Santo André e Ilha das Caieiras.

A Horta Comunitária de São Pedro servirá de modelo para outros projetos de hortas comunitárias em escolas e creches da rede municipal de ensino na região de São Pedro. 

A ideia é que a comunidade seja incentivada para inserção dessas práticas de horta em toda a região de São Pedro, de forma a desenvolver alternativas de geração de emprego e renda, além de hábitos de alimentação saudável, fortalecimento da cultura de alimentos naturais e orgânicos, melhor aproveitamento de espaços nos quintais e redução dos focos de lixo.


Voltar ao topo da página