Notícias

Vitória participa do estudo de prevalência do Papilomavírus (HPV) no Brasil

Publicada em 01/06/2017, às 06h00 | Atualizada em 01/06/2017, às 15h09

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semus
Estudo HPV
Estudo avalia a presença de HPV genital em homens e mulheres de todas as capitais do Brasil

Com o objetivo de estimar a prevalência do Papilomavírus humano (HPV) e identificar fatores demográficos, socioeconômicos, comportamentais e regionais associados à ocorrência do vírus, Vitória vai participar do "Estudo de Prevalência do Papilomavírus no Brasil - POP-Brasil".

A previsão é de que 397 pessoas sejam selecionadas para participar do estudo, que está sendo realizado em diversas capitais do Brasil, durante o biênio 2016/2017, e incluirá cerca de 7,5 mil pessoas com idade entre 16 e 25 anos, de ambos os sexos. O programa foi lançado pelo Ministério da Saúde e está sendo realizado pelo Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) aderiu ao estudo desde agosto de 2016, quando as pesquisadoras de Porto Alegre (RS) estiveram em Vitória para instruir e treinar os profissionais de Saúde. A análise acontece nas unidades de São Cristóvão, Forte São João, Santo André e Santo Antônio.

O propósito desse estudo é fornecer subsídios para a avaliação e o acompanhamento do Programa Nacional de Vacinação para o HPV, iniciado pelo Ministério da Saúde em 2014. "Nossa expectativa é de que o estudo possa estimar a prevalência de HPV e seus tipos no município de Vitória", afirmou a chefe de equipe técnica da Saúde do Adulto, Marilene Gonçalves.

Métodos

O estudo avalia a presença de HPV genital em homens e mulheres de todas as capitais do Brasil. A amostra será composta por 6.255 mulheres e 1.250 homens, um total de 7.505 indivíduos.

Serão convidados a participar mulheres e homens de 16 a 25 anos que procurarem a unidade de saúde ou que forem chamados pelos profissionais de Saúde.

Para cada indivíduo, aplica-se um questionário para coletar variáveis sociodemográficas, variáveis clínicas, variáveis relativas ao comportamento sexual, variáveis relativas ao rastreamento de câncer de colo uterino e histórico prévio de vacinação contra o HPV. Além disso, é realizada a coleta de material biológico (cervix uterina, pênis e boca) para tipagem do HPV.


Voltar ao topo da página