Notícias

Vitória ganhou 408 novas mudas de árvores em junho

Publicada em 13/07/2018, às 16h53

Por Amilton Freixo de Brito, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semmam
Plantio na Adalberto Simão Nader
Avenida Adalberto Simão Nader foi uma das vias onde foram plantadas novas árvores
Divulgação Semmam
Plantio de árvores
Adalberto Simão Nader ganhou 197 novas árvores de diversas espécies

Com o objetivo de deixar Vitória ainda mais verde e aprazível, foram plantadas 408 novas mudas de árvores em junho, atendendo a 20 bairros da capital.

Nos seis primeiros meses deste ano, a cidade já ganhou 890 novas espécies, muito mais da metade das 1.396 plantadas durante todo o ano de 2017.

Segundo a gerente de Áreas Verdes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), Giselle Cypreste Guimarães, a quantidade plantada no ano passado foi proporcionalmente menor, mas ela explicou que o viveiro foi preparado para atender a toda uma programação de plantio de árvores para este ano, visando transformar Vitória em uma das capitais mais arborizadas do País, conforme prevê o Plano de Metas

Foram utilizadas várias espécies, como: Oiti (Licania tomentosa); Pau Formiga (Triplaris brasiliana); Tespésia (Thespesia polpunia); Aroeira vermelha (Schinus terebinthifolius); Árvore samambaia (Felicium decipiens) ou Algodão da Praia (Hibiscus tiliacens) e Ingá Mirim (Inga fagifolia), árvores-da-china e angicos cangalhas.

Os bairros que receberam novas árvores em junho foram: República, Fradinhos, Jardim Camburi, Jardim da Penha, São José, São Cristóvão, Mata da Praia, Tabuazeiro, Enseada do Suá, Morada de Camburi, Santa Luiza, Jucutuquara, Maruípe, Pontal de Camburi, Praia do Canto, Boa Vista, Vila Rubim, Centro, Ilha do Frade e Bento Ferreira.

Atenção especial

"Paisagismo, poda e plantio de árvores estão recebendo uma atenção toda especial, e este ano ainda vamos plantar muito mais novas mudas em diversos outros bairros. Preparamos o nosso viveiro para cobrir Vitória de verde", destacou a gerente.

Verde e bonita

Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain, a proposta é tornar Vitória ainda mais bela, verde, limpa e saudável para viver. 

"Por onde andamos na cidade, o verde dos gramados bem tratados e os coloridos das árvores predominam, fazendo com que a nossa cidade fique cada dia mais bonita. Para cada árvore que temos a necessidade de sacrificar, seja porque está morrendo ou por outro motivo, temos a meta de plantar três outras novas perto de onde a espécie foi retirada", destacou Luiz Emanuel.

Georreferenciamento

O sistema urbano de georreferenciamento de árvores de Vitória aponta que são 30.191 espécies plantadas na área urbana, sem contar as Unidades de Conservação e os parques da cidade.

"Cada árvore plantada recebe um registro (um número) e, assim, nós sabemos onde ela está localizada, quando foi plantada, quantas visitas de técnicos ela já recebeu, ou seja, temos todo o histórico de cada espécie e acompanhamos passo a passo o crescimento e o desenvolvimento de nossas árvores. Dessa forma, sabemos exatamente onde e quando plantar uma nova árvore", concluiu o secretário.

Divulgação Semmam
Plantio de árvores
Equipes também fizeram plantio de árvores na Praia do Canto, como na rua José Teixeira
Divulgação Semmam
Plantio de árvores na Praia do Canto
Praia do Canto recebeu o plantio de 65 novas mudas de árvores em diversos pontos do bairro

Voltar ao topo da página