Notícias

Vitória estuda intercâmbio e parcerias com empresas de cidades sul-africanas

Publicada em 13/03/2019, às 18h59 | Atualizada em 13/03/2019, às 18h59

Por Melissa Künsch, com edição de Melissa Künsch

Com a colaboração de Jaldecy Pereira


A Prefeitura de Vitória e o consulado sul-africano no Brasil deram início na manhã desta quarta-feira (13) a uma rodada de negociações e sugestões de propostas para aproximar os empresários daquele país e estabelecer parcerias com a capital capixaba, principalmente nas áreas de esporte, cultura, gastronomia, inovação e tecnologia.

O cônsul geral da África do Sul, Malose William Mogale, e o cônsul para assuntos políticos, Rudzani Mudau, estiveram em Vitória e foram recebidos pelo prefeito Luciano Rezende, junto com o presidente da Companhia de Desenvolvimento, Inovação e Turismo (CDV), Leonardo Krohling, e o assessor de Assuntos Internacionais da PMV, Leonardo Santos.

O prefeito destacou os perfis dos dois países e está otimista com o leque de oportunidades. “O país africano e o Brasil têm muitas coisas em comum que vão desde o clima, a população, até os grandes desafios econômicos e a capacidade de produção”, comparou Luciano.

Diego Alves
Cônsul geral da África do Sul Sr. Malose Willian Mogale
Cônsul geral da África do Sul, Malose William Mogale, e o cônsul para assuntos políticos, Rudzani Mudau, foram recebidos pelo prefeito Luciano Rezende
Diego Alves
Cônsul geral da África do Sul Sr. Malose Willian Mogale
Malose William Mogale destacou a possibilidade de parceria e negócios no ramo do vinho

Parceria e negócios

O cônsul geral, Malose Mogale, já destacou a possibilidade e parceria e negócios no ramo do vinho. “Podemos estudar a parceria com produtores de vinho, pois Vitória tem uma excelente culinária. Isso pode dar um resultado positivo”, disse.

Segundo Mogale, o Estado de São Paulo cultiva uvas como na África do Sul, o que fez com que a tecnologia empregada lá fosse trazida para o Brasil e estabeleceram-se parcerias e novos negócios. Em Vitória, para ele, seria um “casamento perfeito” dos empresários do vinho com a gastronomia capixaba.

Leonardo Krohling concorda que o vinho seria uma ótima opção de começo de negócios com a capital capixaba. Krohling já adiantou e falou da Expovinhos, que este ano já vai para sua 11ª edição. “Já fizemos o convite para que eles venham e conheçam a nossa exposição e tragam propostas de parcerias”, disse.

Vantagens

Uma das grandes vantagens, conforme concordaram o cônsul político, Rudzani Mudau, e o assessor de Assuntos Internacionais da capital, Leonardo Santos, é que cada R$ 1,00 compra-se 4 Rands, moeda corrente na África do Sul. Isso torna muito atrativas as possibilidades de novos negócios entre Vitória e cidades sul-africanas.


Voltar ao topo da página