Notícias

Vitória e Unicef reafirmam compromissos da Plataforma dos Centros Urbanos

Publicada em 11/07/2018, às 18h11

Por Regina Freitas, com edição de SEGOV/SUB-COM


Carlos Antolini
Observatória da UNICEF
Encontro entre representantes da PMV e Unicef aconteceu na sala do Observatório de Indicadores

Nesta quarta-feira (11), o secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação, Vander Borges, recebeu representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), na sala do Observatório de Indicadores, no Palácio Municipal, com o objetivo de reafirmar os compromissos assumidos pela Prefeitura no âmbito da Plataforma dos Centros Urbanos (PCU).

Representando o Unicef, estiveram presentes a oficial de Cidadania dos Adolescentes, Ana Carolina Fonseca, e a consultora da PCU em Vitória, Vânia Tardin.

A Plataforma dos Centros Urbanos (PCU) é uma iniciativa do Unicef desenvolvida desde 2008 para promover os direitos das crianças e dos adolescentes mais afetados pelas desigualdades nas capitais brasileiras.

A 3ª edição, que vai de 2017 a 2020, está presente em dez capitais: Belém, Fortaleza, Maceió, Manaus, Rio de Janeiro, Recife, Salvador, São Luís, São Paulo e Vitória. Vivem nessas cidades quase 9 milhões de meninos e meninas de até 19 anos.

Dentro da PCU são pactuados indicadores e horizontes de referência em quatro agendas: promoção dos direitos da primeira infância, enfrentamento da exclusão escolar, promoção dos direitos sexuais e reprodutivos e redução dos homicídios de adolescentes.

Evolução

Para Vander Borges dos Santos, o encontro foi importante para avaliar a evolução dos compromissos pactuados por Vitória com a PCU, destacando que há um grupo de secretários municipais diretamente envolvidos.

"Há um esforço conjunto das secretarias para que as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes sejam constantemente aperfeiçoadas. A participação do Unicef é um catalisador do processo. Decorrente dessa parceria, pactuamos diversas metas no Plano de Metas 2018-2020".

O grupo articulador da PCU em Vitória é formado por Seges, Semcid, Seme, Semus, Semesp, Semc, Semsu e Semas, através da atuação de seus respectivos secretários e técnicos de referência de cada uma.

Orla Noroeste

Além disso, foram tratadas as sinergias entre o Programa de Requalificação da Orla Noroeste e Segurança Cidadã de Vitória, desenvolvido dentro da Iniciativa Cidades Emergentes e Sustentáveis (Ices), e os objetivos da PCU em Vitória.

Para o assessor especial da Seges, Claudino de Jesus, os investimentos do Ices a partir do financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) visam mudar a realidade local com sustentabilidade e  redução das desigualdades sociais, o que dialoga com os compromissos assumidos na PCU.

Semana do Bebê

Desde 2014, em parceria com o Unicef, realiza-se em Vitória a Semana do Bebê, integrada à Semana Mundial do Aleitamento Materno. O evento tem como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento integral de bebês, além da sobrevivência de crianças menores de 6 anos.

A programação inclui ainda um grande evento, sempre no sábado, intitulado "Criança no Parque", para envolver as famílias e suas crianças em ações de promoção da saúde e da cidadania. Haverá atividades de lazer, culturais, educacionais, direitos da criança, prevenção da violência e de prestação de serviços. Neste ano, será realizado no dia 4 de agosto, das 8 às 12 horas.

Programa

O Programa de Requalificação Urbana e Segurança Cidadã de Vitória, que é a 1ª etapa do Plano de Ação Vitória Sustentável, prevê investimentos no desenvolvimento urbano sustentável e competitividade da economia, por meio da intensificação de ações prioritárias da Segurança, Saúde, Educação, Esportes e Lazer, Assistência Social, Cidadania e Direitos Humanos, Cultura, Defesa Civil e Meio Ambiente, visando tornar Vitória uma cidade sustentável, emergente, inteligente e humana.

Os recursos são para novos investimentos em ações e projetos na cidade nos próximos anos, cujo pleito para a execução é de US$ 100 milhões, via BID. Os trabalhos estão sendo coordenados pela Seges.


Voltar ao topo da página