Notícias

Vitória é terceira cidade mais empreendedora do País

Publicada em 24/11/2017, às 16h08 | Atualizada em 28/11/2017, às 14h38

Por Matheus Thebaldi (mgthebaldieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Deyvison Longui e Danielly Campos


André Sobral
Baía de Vitória vista do Convento da Penha
Levantamento apontou que Vitória é a terceira melhor cidade para empreender no País

Vitória é a terceira melhor cidade do País para empreender. A capital capixaba subiu no Índice de Cidades Empreendedores (ICE), elaborado pela organização Endeavor, em relação a 2016, quando ocupou a 5ª colocação. O resultado foi divulgado pelo jornal Valor Econômico. Já em 2015, o município foi 3º no ranking.

O ranking leva em conta as cidades com melhores condições para abrir e desenvolver negócios. Estudo divulgado este ano, também pela Endeavor, mostra que a burocracia é um dos grandes entraves para o empreendedorismo, no Brasil. As empresas levam, em média, 80 dias só para abrir uma empresa. Vitória obteve a nota 7,31, enquanto São Paulo, que lidera a lista, ganhou 8,49.

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, comemorou o resultado: "Nos últimos anos, empreender em Vitória ficou muito facilitado. O poder público – a Prefeitura de Vitória e a Câmara de Vereadores –, todos os órgãos que têm se relacionado com a Prefeitura nesse sentido têm facilitado isso, através de diminuição de regras, da burocracia que sufoca quem quer empreender e precisa fazer isso com velocidade. Ainda não estamos no cenário ideal. Queremos ser a principal cidade para se investir no País. Mas esse momento tem que ser comemorado por todos. A nossa gestão é compartilhada e isso tem sido construído com críticas, sugestões e elogios. Tudo isso são ‘irmãs trigêmeas’, que têm que andar juntas", disse o prefeito.

O prefeito ainda lembrou os resultados alcançados em áreas como saúde e educação em outros levantamentos. "Vitória é uma cidade com qualidade de vida já em grande destaque entre as principais do País. Saúde e educação são considerados os melhores sistemas públicos do país por várias instituições. São indicadores que levam à construção de um cenário de uma cidade que está avançando muito", disse.

Ele ainda agradeceu aos servidores de Vitória: "Cada sucesso e cada passo que a cidade dá são motivos de comemoração. Estou muito feliz e honrado. Quero agradecer aos servidores da Prefeitura, que trabalham muito para poder melhorar o ambiente, e aos empreendedores, que têm exigido e feito a interlocução conosco e o resultado está aí".

Apoio ao empreendedorismo

O secretário municipal de Turismo, Trabalho e Renda, Leonardo Krohling, disse que a administração municipal vem acompanhando os resultados da pesquisa da Endeavor, inclusive envolvendo as entidades de jovens empreendedores do Estado, que estão desenvolvendo como meta trabalhar cada item que compõe o estudo da entidade para melhorar, cada vez mais, o ambiente empreendedor na capital.

"A Prefeitura de Vitória tem dado todo o apoio nesse sentido e buscado, junto com essas parcerias, desenvolver atividades que facilitem a vida do empreendedor e sejamos uma capital que respira empreendedorismo e que apoia o morador que queira criar um negócio, gerar emprego para avançar por todo o país e também para o mundo", apontou.

Simplificação

"Cada vez mais, a Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec) simplifica procedimentos, trazendo a autodeclaração do investidor como ferramenta de licenciamento. Nesse sentido, o empresário declara a necessidade de adequação e faz os ajustes com sua atividade em andamento", afirmou a secretária de Desenvolvimento da Cidade, Lenise Loureiro.

ICE

O ICE é o principal instrumento de avaliação de ecossistemas empreendedores nos municípios brasileiros. o objetivo é ajudar gestores públicos e a sociedade civil a construir melhores ações para o fomento da atividade empreendedora, além de contribuir para que mais empreendedores consigam crescer. 

A análise foi feita em 32 cidades, avaliadas por meio de 56 indicadores, distribuídos em sete pilares que mais impactam a vida do empreendedor: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso a capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora.

Alvará Mais Fácil

Mais de 37 mil consultas de viabilidade para abertura de novos negócios, 6.585 empresas licenciadas, sendo 1.725 novos negócios e 4.860 renovações, e redução pela metade do tempo médio para abertura das empresas: de 125 para 22 dias.

Esses são dados sobre empreendedorismo alcançados em Vitória nos últimos meses, que ainda conta com 4.840 alvarás de cinco anos emitidos e 17.677 microempreendedores individuais formalizados.

Confira as melhores cidades do Brasil para empreender:

1º São Paulo

Índice: 8,49
Posição 2016: 1ª colocada
Posição 2015: 1ª colocada

2º Florianópolis

Índice: 8,18
Posição 2016: 2ª colocada
Posição 2015: 2ª colocada

3º Vitória

Índice: 7,31
Posição 2016: 5ª colocada
Posição 2015: 3ª colocada


Voltar ao topo da página