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Vitória é a terceira melhor cidade do Brasil para se criar e educar os filhos

Publicada em 05/03/2015, às 11h51

Por Carmem Tristão, com edição de Deyvison Longui


Carlos Antolini
Praça da Ciência
As crianças que moram na capital contam com um conjunto de ações e estratégias que objetivam a melhoria do processo ensino e aprendizagem nas escolas.

Pesquisa elaborada pela Delta Economics & Finance, encomendada pela revista Exame S.A, revelou que Vitória é a terceira melhor cidade do Brasil para se criar e educar os filhos. A capital capixaba ficou atrás apenas de Florianópolis, capital de Santa Catarina, que ficou em primeiro lugar, e Santos, no litoral do Estado de São Paulo, que figura em segundo lugar.

Inúmeros fatores podem influenciar a formação de um indivíduo, a começar pelo ambiente no qual ele está inserido. Assim, para chegar ao ranking, foram consideradas 48 variáveis que medem as condições que cada cidade oferece para o desenvolvimento de uma criança ou adolescente, a exemplo de infraestrutura de saúde, taxas de longevidade, educação e segurança pública.

A base de dados foram as 100 maiores cidades do Brasil, pelo critério populacional do Censo 2010. Esta foi a primeira vez que a pesquisa foi realizada (anteriormente, a mesma empresa realizou um outro levantamento que identificou as melhores cidades brasileiras para se viver).

“Nosso desafio é permanecer no ranking que aponta grandes indicativos de qualidade de vida na nossa cidade e, se possível, melhorá-los”, pontuou o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

Confira as fontes utilizadas no estudo e os 48 fatores determinantes para o desenvolvimento de uma criança e adolescente.

“Em 2014, atendemos 98,59% de toda a demanda para a pré-escola - 4 e 5 anos no município. Também em 2014, Vitória foi a capital da Região Sudeste que atingiu o melhor percentual de atendimento na faixa etária. Isso mostra que desde a educação infantil temos percorrido o caminho certo para a melhoria da qualidade do ensino da nossa cidade”, disse a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio.

A secretária lembrou que Vitória tem um conjunto de ações e estratégias que objetivam a melhoria do processo ensino e aprendizagem nas escolas, com destaque para a implantação da Educação Ampliada, as três Escolas em Tempo Integral lançadas em 2015, e a criação do cadastramento eletrônico unificado da educação infantil.

Matrículas

A rede municipal de ensino de Vitória registra hoje 18.990 crianças matriculadas nos 49 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) e 31.040 matrículas nas 53 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef), sendo 28.134 de ensino regular e 2.906 na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Novos prédios e ampliação de vagas

Somente na educação infantil, a atual administração gerou cerca de 2.200 novas vagas, por meio da entrega de quatro novos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei): Ana Maria Chaves Colares, em Jardim Camburi, Prof. Carlos Alberto Martinelli de Souza, em Consolação, Profª. Cida Barreto, em Jardim da Penha, e Silvanete da Silva Rosa Rocha, em Comdusa. E, até 2016, terá gerado um total de 3.800 vagas por meio de construções, intervenções, reformas e ampliações.

No ensino fundamental foram entregues os novos prédios das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) Edna de Mattos Siqueira Gáudio, em Jesus de Nazareth, Eunice Pereira Silveira, em Tabuazeiro, Emef EJA Prof. Admardo Serafim de Oliveira, em Consolação Álvaro de Castro Mattos, em Jardim da Penha e Irmã Jacinta Soares de Souza Lima, na Ilha de Santa Maria.

E ainda realizou intervenções que qualificou o espaço escolar nas Emefs Octacílio Lomba, em Maruípe, Juscelino Kubitschek de Oliveira, em Maria Ortiz, Maria Stella de Novaes, no bairro Grande Vitória. Até 2016 terão sidos criadas 1.900 vagas no ensino fundamental por meio da construção de nove novos prédios e três ampliações.

Educação Ampliada

Música, dança, teatro, esportes, aulas em parques e museus e várias outras atividades pedagógicas e educativas enriquecem o aprendizado de milhares de alunos da rede municipal de ensino. Essa é a dinâmica do programa Educação Ampliada, lançado em 2014 pela Prefeitura de Vitória. O programa oferece oportunidades de aprendizagem na sala de aula e em espaços da cidade e proporciona novas vivências.

As atividades estão listadas no portal do programa. Crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos podem ter inscrições efetuadas para as diferentes áreas, como Projovem Vitória, escolinhas de esportes, aulas de dança, música e arte e atividades escolares. As ações culturais, artísticas, científicas e esportivas acontecem em diversas regiões da cidade, como a Escola de Teatro, Dança e Música Fafi, parques, museus, Tancredão, Centros de Ciência, Educação e Cultura, tanto no horário letivo quanto no contraturno escolar.

Escolas em Tempo Integral

Ampliar as oportunidades de aprendizagem permanecendo por mais tempo na escola é a novidade para cerca de 1,2 mil alunos das Emefs Eunice Pereira Silveira, em Tabuazeiro, Anacleta Schneider Lucas, na Fonte Grande, e Moacyr Avidos, na Ilha do Príncipe, que iniciaram o ano letivo de 2015 como unidades em tempo integral. A ação inaugura a política pública de escola em tempo integral, iniciativa que faz parte do Programa Educação Ampliada, contemplada no Plano Plurianual 2014/2017 da Prefeitura de Vitória e meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE).

Fim dos sorteios na educação infantil

Um processo mais ágil e democrático na hora de garantir a vaga dos pequenos nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). Foi implantado o cadastramento eletrônico unificado da educação infantil, ferramenta auditável e georreferenciada que elimina o sorteios de vagas e que gera dados que identificam a real demanda por matrículas por idade e região. O serviço é fruto de uma parceria entre a Seme e a Subsecretaria Municipal de Tecnologia da Informação (Sub-TI).

Bibliotecas

Numa parceria firmada entre a Seme, Chocolates Garoto e o Instituto Oldemburg, e por meio do projeto “Leitura para Todos - Sala de Leitura”, 16 salas de leitura com mil livros cada foram implantadas em Emefs e no Parque Barreiros. Vitória é uma das poucas capitais brasileiras em que todas as escolas públicas possuem biblioteca própria e com profissional da informação de nível superior responsável pelo espaço. A ação potencializa as ações de leitura nas escolas, amplia e enriquece o acervo das bibliotecas.

Ideb

O Indicador de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) revelou que 58% das Emefs de Vitória melhoraram a própria nota em comparação à última avaliação, em 2011. As unidades da rede municipal receberam as maiores notas no Ideb na Grande Vitória. Com 7,8 - numa escala que vai de 0 a 10 -, a Emef Eber Louzada, que fica em Jardim da Penha, possui nota maior que a média da rede privada nos anos iniciais do ensino fundamental. Além disso, seis Emefs estão acima da média projetada para 2019.

Aprender Mais

O projeto Aprender Mais faz parte do Programa Educação Ampliada e foi criado com o objetivo de corrigir a defasagem idade-série dos alunos do ensino fundamental, a começar pela alfabetização. Objetiva também corrigir em até 100% o abandono escolar no ensino fundamental ocasionado pela não aprendizagem e baixa autoestima, especialmente envolvendo estudantes que não conseguiram aprender a ler e a escrever na idade certa.

Ainda em 2013, foram alfabetizados cerca de 1,2 mil alunos que ainda não se apropriaram da leitura e da escrita. Em 2014, participaram 21 escolas, com 380 estudantes no total. Foram alfabetizados 261 estudantes e 119 estão em processo de alfabetização.

Unesco

Em virtude da experiência acumulada no campo da educação inclusiva e dos esforços que objetivam a garantia de oferta educacional de qualidade para todos, Vitória recebeu a notícia que em 2014 figurou entre os 10 municípios brasileiros selecionados pela Unesco, em parceria com o Ministério da Educação, para participar da pesquisa "Boas práticas em Educação Inclusiva".

Todos pela Educação

Kadidja Fernandes
Crianças brincando durante o Domingo no Parque
Música, dança, teatro, esportes, aulas em parques e museus e várias outras atividades pedagógicas e educativas enriquecem o aprendizado das crianças.

"É possível". Essa é a frase que intitula a seção que traz Vitória como destaque no caderno "Educação em debate: Por um salto de qualidade na educação básica", elaborado pelo Instituto Todos Pela Educação.

Como forma de apontar caminhos para que as propostas expressas no documento ganhem força e sentido prático, o movimento Todos pela Educação visitou a rede de ensino de Vitória, por possuir em curso boas práticas de formação de professores da Educação Infantil.

Pé na Cidade

Em 2014, os parques da capital se transformaram em grandes salas de aula ao ar livre para cerca de 5 mil crianças da rede municipal de ensino matriculadas nos 49 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) e cinco Institutos Brincarte de Vitória.

Trata-se do projeto Pé na Cidade, criado a partir dos Diálogos Curriculares da Educação Infantil, com o objetivo de oferecer vivências para os alunos a partir da relação com o patrimônio, a sustentabilidade e a contemporaneidade, trabalhando para construir uma cidade encantadora e sustentável.

"Os espaços ajudam na criação de vínculos afetivos, estimulando as crianças a frequentar áreas verdes de maneira consciente, não apenas em atividades escolares, mas também para o lazer com a família. O projeto Pé na Cidade trouxe possibilidades educativas significativas para o processo de formação das crianças”, disse a secretária Adriana Sperandio.


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