Notícias

Vitória entre as três cidades do país em qualidade de vida e infraestrutura

Publicada em 16/06/2015, às 11h50 | Atualizada em 16/06/2015, às 16h57

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


Diego Alves
Esporte em Vitória
Prática esportiva melhora a qualidade de vida dos moradores de Vitória

A qualidade de vida é uma das principais características de Vitória, que ainda oferece belas paisagens, serviços e boas opções de atividades físicas para os moradores. Esses quesitos fazem da capital, de acordo com o último levantamento da Organização das Nações Unidas (ONU), a segunda melhor cidade do litoral brasileiro para se viver.

O estudo avaliou a qualidade da educação, renda e expectativa de vida dos municípios. Os três aspectos compõem o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), que varia de 0 a 1. A capital está na faixa de desenvolvimento humano alto: 0,845 em desenvolvimento humano, 0,805 em educação, 0,855 em expectativa de vida (76 anos) e 0,876 em renda. A média foi de 0,845, ficando atrás apenas da capital catarinense, Florianópolis, que alcançou 0,847.

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, comemorou o resultado: "Este é mais um importante indicador recebido por nossa linda cidade. Vitória está cada dia melhor. Uma cidade mais acolhedora, limpa e bem cuidada. Ainda temos desafios, mas estamos no rumo certo".

Ranking

1º Florianópolis (SC)
2º Vitória (ES)
3º Balneário Camboriú (SC)
4º Santos (SP)
5º Niterói (RJ)

Cidade empreendedora

Elizabeth Nader
Panorâmica de Vitória
Vitória apresenta bons índices e condições para abertura de negócios

Já levantamento da Endeavor, uma organização mundial que atua no desenvolvimento econômico de vários países por meio do crescimento de pequenas e médias empresas, apontou que Vitória tem a melhor infraestrutura da Região Sudeste, com nota 7,15, à frente de São Paulo (7,21), Rio de Janeiro (6,36) e Belo Horizonte (5,29).

A entidade dividiu o indicador em dois grupos: o primeiro, batizado de condições urbanas, leva em conta os seguintes fatores: acesso da população à internet, preço médio do metro quadrado, custo da energia elétrica, tempo médio de deslocamento de casa ao trabalho e taxa de furtos/roubos de veículos; o outro conjunto de indicadores consiste no transporte interurbano, que avalia a densidade do transporte rodoviário.

Entre os itens avaliados na capital capixaba estão: acesso à internet (74,46%), preço do metro quadrado (4,494), custo da energia (0,29884) e densidade do transporte rodoviário (0,075).

A capital com melhor infraestrutura para o empreendedorismo, segundo os critérios da Endeavor, é Curitiba (PR), seguida de Florianópolis (SC), com 7,55, e Vitória, com 7,15.

Educação

Pesquisa elaborada pela Delta Economics & Finance, em março, revelou que Vitória é a terceira melhor cidade do Brasil para criar e educar os filhos. A capital capixaba ficou atrás apenas de Florianópolis, capital de Santa Catarina, e Santos, no litoral de São Paulo, que figura em segundo lugar.


Voltar ao topo da página