Notícias

Vitória é a nona melhor cidade do País para envelhecer

Publicada em 15/03/2017, às 15h59 | Atualizada em 15/03/2017, às 16h14

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Encontro intergeracional entre o Cajun do Morro do Quadro e CCTI de Jardim da Penha
Serviços oferecidos em Vitória fazem da capital a nona melhor cidade do País para a terceira idade

Uma pesquisa feita em quase 500 municípios brasileiros mostra que Vitória ocupa a nona posição entre as melhores cidades grandes do País (mais de 100 mil habitantes) para viver depois dos 60 anos. O Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade revelou as atuais condições das cidades, tendo em vista sua capacidade de atender às necessidades básicas de vida, destacadamente dos adultos mais idosos.

O estudo feito pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon/FGV levou em consideração mais de 60 indicadores, como bem-estar, cuidados de saúde, cultura, educação, trabalho, finanças e habitação. No agregado geral, Vitória obteve a nota 74,85.

No quesito "Saúde", a capital capixaba alcançou a nota 100, ficando em 1º lugar. Segundo a pesquisa, isso decorre "especialmente de ter-se verificado o maior número de estabelecimentos de saúde com atendimento ambulatorial e também o maior número de equipamentos para diagnóstico. Vitória exibe ainda uma das maiores taxas de médicos por habitante entre as grandes cidades".

Ainda de acordo com o levantamento, "a renda encontrada na população dos idosos, a quantidade de agências bancárias e a relativamente reduzida parcela da população considerada na baixa renda fazem Vitória alcançar o segundo lugar no quesito 'Finanças'.

Estrutura

Marcos Salles
Inauguração da Academia Popular para Pessoa Idosa em Camburi
Idosos contam com academias populares para ganhar qualidade de vida e fortalecimento muscular

Na capital, quem tem mais de 60 anos se beneficia com as Academias Populares da Pessoa Idosa (APPI´s), espaços para a prática de exercícios físicos com aparelhos. Instaladas ao ar livre, as academias são compostas por equipamentos que servem para alongar, fortalecer, desenvolver a musculatura em geral e trabalhar a capacidade aeróbica. Os aparelhos, de baixo impacto, simulam atividades do cotidiano das pessoas, como caminhadas, remada, alongador, entre outros. Veja a lista

"No aspecto esportivo e de atividade física, temos atenção especial com nossos idosos. São vários equipamentos e ações que contribuem para isso. Estamos levando esporte, atividade física e lazer para todos da nossa cidade. Oferecemos um estímulo para que a terceira idade pratique esportes, mantenha hábitos saudáveis e que tenha melhor qualidade de vida", disse o secretário municipal de Esportes e Lazer, Wallace Valente. 

Nos Centros de Convivência da Terceira Idade (CCTI´s), são desenvolvidas atividades de formação cidadã, culturais, esportivas e recreativas, que proporcionam o envelhecimento saudável e a defesa de direitos. O objetivo é possibilitar à terceira idade espaços de convivência, favorecendo a melhoria da qualidade de vida, a valorização da autoestima, o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e a prevenção do isolamento social. Veja a lista.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa, o resultado representa o reconhecimento de que Vitória possui uma rede organizada e preparada para atender adequadamente às demandas de saúde da população, em todas os seus ciclos de vida, o que impacta também em vivenciar o envelhecimento natural com melhor qualidade de vida.

Além das unidades de saúde, Vitória possui o Centro de Referência de Atenção ao Idoso (CRAI), que dá maior suporte para atenção primária naqueles casos de idosos com comprometimento significativo da capacidade funcional. Esses requerem uma intervenção especializada em geriatria e gerontologia.

"O município vem reconhecendo os idosos como cidadãos e cidadãs de direitos, protagonistas de uma história na qual a velhice é um ciclo de vida constituído por particularidades específicas da existência humana. É importante ainda, para a cidade, compreender o processo de envelhecimento populacional como um ganho incontestável da sociedade brasileira", disse a secretária.


Voltar ao topo da página