Notícias

Vitória é a cidade com maior redução de homicídios na Grande Vitória

Publicada em 04/01/2017, às 14h11 | Atualizada em 04/01/2017, às 14h11

Por Vinícius Yungtay, com edição de Matheus Thebaldi


Yuri Barichivich
Guarda Municipal a serviço da população no Centro de Vitória
Atuação da Guarda Municipal em parceria com forças de segurança do Estado contribui para a redução da criminalidade em Vitória

De acordo com dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), Vitória é a cidade com maior redução de homicídios na Grande Vitória, com uma queda de 30% no ano de 2016.

No cenário nacional, a redução também teria colocado Vitória como antepenúltima no ranking das capitais mais violentas do País, segundo o secretário estadual de Segurança Pública, André Garcia. Nos últimos anos, a cidade já teria ocupado a segunda posição no ranking de homicídios.

Considerando toda a Grande Vitória, a redução foi de 18%, com Vitória liderando. Cariacica foi a segunda cidade a ter a maior queda, com 24%, seguida de Viana (19%), Serra (17%), Vila Velha (11%) e Guarapari (5%). Os dados apresentados pela Sesp também mostram que houve redução expressiva no índice estadual, com a maior redução de assassinatos nos últimos 28 anos em 2016.

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, destacou que o resultado é fruto da parceria e integração da Guarda Municipal com as forças de segurança do Estado, como a Polícia Militar.

"Só temos que comemorar e agradecer à nossa Guarda Municipal, que vai continuar trabalhando em parceria com a Polícia Militar. Novas câmeras de videomonitoramento serão instaladas na cidade. No início da gestão, em janeiro de 2013, a cidade tinha apenas 34 câmeras. Atualmente, esse número passa de 200 câmeras. Vitória era considerada a capital mais violenta do Brasil e, hoje, é considerada uma das mais seguras. Então, eu tenho uma satisfação enorme de poder contribuir com essa ação, presidindo pessoalmente o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), e ocupando a cidade com as famílias".

Para o secretário municipal de Segurança Urbana, Fronzio Calheira, os números reforçam o desafio de conseguir manter os índices positivos.

"Vai ser desafiador para todas as instituições manter a tendência de queda. Para isso, além de manter as estratégias atuais, será preciso criar novos mecanismos de controle da criminalidade. No caso de Vitória, as medidas que estão em planejamento preveem a implantação do cerco eletrônico, dispositivo que identifica carros roubados, renovação da frota da Guarda de Vitória e qualificação continuada de todo o efetivo da Guarda", disse o secretário.

Yuri Barichivich
ônibus do TJES na praça dos Namorados para violência contra a mulher
Botão do Pânico é um dos mecanismos responsáveis pela redução de mortes de mulheres

Menos feminicídios

Além da queda no número total de homicídios, Vitória também registrou grande diminuição no número de mortes de mulheres, com uma redução de 70%. De acordo com o secretário Fronzio Calheira, políticas públicas municipais de apoio às mulheres com medidas protetivas e o projeto Botão do Pânico, que garante proteção às vitimas de violência doméstica, contribuíram para esse resultado.

Ações da Prefeitura

Entre as diversas ações que impactam na segurança urbana, a Prefeitura atua de forma mais intensa naquelas capazes de ocupar os lugares públicos e fomentar o convívio das famílias, o esporte e o lazer. A troca da iluminação em diversas avenidas, praças, parques e na orla é uma das ações.

Hotéis, bares e festas passaram a ter fiscalização sistemática, que posteriormente foram ampliadas para todo tipo de festa e evento, formal ou informal. Assim, até mesmo a aglomeração de pessoas passou a ser fiscalizada, evitando a proliferação de ambulantes e carros de som.

A Guarda de Vitória também passou a trabalhar nos últimos anos 24 horas por dia, o que ampliou o patrulhamento da cidade e a parceria com a Polícia Militar.

Matéria relacionada

Câmeras de videomonitoramento operam em mais bairros de Vitória


Voltar ao topo da página