Notícias

Vitória cria Comissão Intersetorial de Erradicação de Trabalho Infantil

Publicada em 19/09/2018, às 18h44

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semas
Posse dos integrantes da Comissão de Erradicação de Trabalho Infantil
Posse dos integrantes da Comissão Intersetorial de Erradicação de Trabalho Infantil

Implantado em Vitória em 2001 e conduzido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) deu um importante passo, nesta quarta-feira (19), com a criação da Comissão Intersetorial de Erradicação de Trabalho Infantil.

Composta por representantes de seis secretarias municipais, a comissão possibilitará uma maior articulação das políticas públicas e potencializará as ações já existentes em cada área para a tarefa de garantir a cidadania, o crescimento saudável e a convivência familiar e comunitária das crianças da capital.

A comissão é formada por servidores das secretarias municipais de Saúde (Semus), Educação (Seme), Desenvolvimento da Cidade (Sedec), Esportes e Lazer (Semesp), Cultura (Semc) e Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid).

"Com a comissão, será fortalecida a articulação de políticas públicas de todas as áreas somando esforços na identificação e no atendimento das crianças e adolescentes retirados da situação de trabalho", explicou a secretária de Assistência Social de Vitória, Iohana Kroehling.

Necessidades

O Peti faz parte da Política Nacional de Assistência Social e a criação da comissão, em todos os estados, integra um redesenho do programa, conduzido pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), para atender melhor às necessidades de crianças e adolescentes.

A Semas vai continuar atuando como ponto focal da rede intersetorial de prevenção e fiscalização contra o trabalho infantil. Entretanto, a responsabilidade no enfrentamento dessa prática envolve todas as áreas, de modo que as políticas públicas sejam aplicadas por uma cidade com a infância protegida.

Comissão Intersetorial de Erradicação de Trabalho Infantil de Vitória

  • Secretaria Municipal de Cidadania - Greuza Nunes Pereira
  • Secretaria Municipal de Cultura - Agustinho Pereira do Nascimento
  • ecretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade - Monica Wachington do Rosário
  • Secretaria Municipal de Educação - Júlio Cesar Pagotto
  • Secretaria Municipal de Esportes - Patrícia Pereira da Silva
  • Secretaria Municipal de Saúde - Milena Tiradente Pizetta

Voltar ao topo da página