Notícias

Vitória comemora 466 anos no Parque Moscoso

Publicada em 08/09/2017, às 14h40

Por Leo Vais, com edição de Alexandre Lemos


Diego Alves
Aniversário de Vitória no Parque Moscoso 466 anos
Com o Parque Moscoso como cenário para a comemoração dos 466 anos, foi cantado o tradicional “Parabéns para Vitória"
Diego Alves
Aniversário de Vitória no Parque Moscoso 466 anos
Neste ano, o Parabéns foi executado pela Orquestra de Cordas da Fafi, formada por professores e alunos

Com o clima ameno e dentro de um dos espaços mais tradicionais da Capital, foram celebrados os 466 anos de Vitória. Com o Parque Moscoso como cenário para a comemoração, foi cantado o tradicional “Parabéns para Vitória”, desta vez executado pela Orquestra de Cordas da Fafi, formada por professores e alunos da instituição.

“Esse momento no Parque Moscoso é a comemoração oficial do Aniversário de Vitória. As cidades são organismos vivos e algumas cidades melhoram com o tempo. A nossa cidade melhora cada vez mais. Quem anda pelo Brasil, vê como essa cidade tem uma qualidade de vida invejável. E é uma obra de todos vocês. De todos que moram, trabalham e visitam a cidade de Vitória. Vamos continuar todos unidos para que a gente tenha essa cidade cada vez melhor” disse o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

Também estavam presentes na comemoração dos 466 anos de Vitória o Presidente da Câmara de Vereadores, Vinicius Simões, os vereadores Cléber Felix e David Esmael, o ex-vereador e morador do Parque Moscoso, Namy Chequer, além do secretário de Cultura, Francisco Grijó, a secretária de Cidadadnia e Direitos Humanos, Nara Borgo, a secretária de Saúde, Cátia Vieira Lobo, o secretário da Central de Serviços, Leonardo Amorim e a secretária de Desenvolvimento da Cidade, Lenise Loureiro.

Atrações

A programação começou com a Banda Júnior da Polícia Militar, que apresentou um repertório eclético, que reuniu Ray Coniff e o Tema da Vitória. Depois os alunos de dança da Fafi apresentaram três números: "África do Sul" e "Despedida", (coreografias do instrutor Gil Mendes e resultado do Curso Básico e Técnico em Dança da Fafi); e "Feira de Mangaio", (a coreografia é de Susan Calmon, sendo resultado da Oficina de Ritmos da Fafi.

A Orquestra de Cordas Fafi, sob a coordenação de Gabriela Queiroz apresentou músicas eruditas de Johann Pachelbel e Wolfgang Amadeus Mozart, além de clássicos da música popular e o “Parabéns para Vitória”. Encerrando a programação, a Banda da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Alvimar Silva.

Lugar de encantos

Para o jornalista Paulo Gois, que é baiano, mas mora na capital há 14 anos, Vitória é um lugar rico em belezas naturais. “Vitória tem um patrimônio paisagístico incrível, com suas áreas verdes, o visual do mar, manguezais, ilhas e ilhotas. É bom estar em uma cidade que ainda não sucumbiu à especulação imobiliária e à verticalização. Enquanto "estrangeiro", acho que o capixaba aproveita pouco dos espaços públicos da cidade”.

Já a diretora de arte, Joyce Castello, moradora do Parque Moscoso, destaca o tradicional parque como um dos lugares mais belos da cidade. “Freqüento o parque desde a infância. Pude acompanhar todas as mudanças ao longo dos anos, desde a reforma, até como o parque está hoje. Acho inclusive, que o parque é um espaço que deveria ser mais freqüentado pelas pessoas de Vitória. Tem uma vizinhança super agradável. É um espaço que deveria ser redescoberto”.

A carioca Jupiara Francisco mora em Vitória há 16 anos. Residente no bairro São Pedro, ela esteve presente na festa do Parque Moscoso. “Eu gosto de tudo em Vitória. É uma cidade extremamente organizada. Minha família se organizou em torno de Vitória. Foi à cidade que me deu uma formação, onde eu passei de costureira para artesã, e professora de artesanato. Minha família se desenvolveu em torno disto. Minha filha dança balé, meu filho músico. Eu creio que isso aconteceu verdadeiramente porque estamos aqui”.

Diego Alves
Aniversário de Vitória no Parque Moscoso 466 anos
"As cidades são organismos vivos e algumas cidades melhoram com o tempo. A nossa cidade melhora cada vez mais", disse o prefeito
Diego Alves
Aniversário de Vitória no Parque Moscoso 466 anos
Moradores da Grande Vitória e turistas compareceram em peso no evento oficial de Aniversário de Vitória no Parque Moscoso

Voltar ao topo da página