Notícias

Vitória Cidade Limpa em foco no Congresso de Cidades Educadoras em Portugal

Publicada em 08/11/2018, às 07h00

Por Amilton Freixo de Brito, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Secretário Luiz Emanuel
Secretário Luiz Emanuel vai apresentar o projeto Vitória Cidade Limpa no Congresso Internacional das Cidades Educadoras

O projeto de Educação Ambiental com foco em resíduos "Vitória Cidade Limpa", desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), será apresentado para representantes de 485 cidades de 36 países durante o XV Congresso Internacional das Cidades Educadoras 2018, que acontecerá em Cascais, em Portugal, de 13 a 16 de novembro.

A apresentação será feita pelo titular da Semmam, Luiz Emanuel Zouain, na próxima quarta-feira (14), representando a Prefeitura de Vitória. 

Vitória faz parte desde 2013, juntamente com outras 13 cidades brasileiras, da Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE), que trabalha para que a educação seja o eixo transversal de todas as políticas locais, tomando consciência e reforçando o potencial educador dos programas de saúde, meio ambiente, urbanismo, mobilidade, cultura e desporto. É a única cidade capixaba a fazer parte da AICE.

O Congresso Internacional das Cidades Educadoras contará com seminários, mesas-redondas e visitas de estudo, entre outras atividades, em torno da temática "Cidade, Pertença das Pessoas: Caminhos para a coesão social na cidade".

"Vitória foi escolhida, entre tantas outras cidades de 36 países, para apresentar o projeto de Educação Ambiental com foco em resíduos, que criamos em junho de 2017 e já possui um vasto histórico de abordagens educativas nas comunidades e escolas, detalhando as responsabilidades e ações que devem ser colocadas em prática para uma cidade ser limpa e ambientalmente protegida", destacou Luiz Emanuel Zouain.

O secretário destacou ainda que outra cidade brasileira que participará do congresso será Porto Alegre (RS), que apresentará o projeto "Pedestre Idoso".

AICE

A Associação Internacional das Cidades Educadoras foi criada em novembro de 1990 e conta atualmente com 485 cidades associadas, 57 das quais portuguesas, em 36 países.

Tem como objetivo estreitar as relações entre os governos locais para a promoção do valor educativo do espaço urbano, fomentando políticas e intervenções públicas transformadoras das cidades em espaços propícios para o desenvolvimento humano e cidadão, em conformidade com os princípios da Carta das Cidades Educadoras.

Divulgação Semmam
Educação Ambiental na Emef Sysesmundo
Alunos participaram de variadas ações de Educação Ambiental durante o projeto

Vitória Cidade Limpa

O projeto Vitória Cidade Limpa foi iniciado em junho de 2017. Em pouco mais de um ano, algumas ações podem ser destacadas, contando, inclusive, com a parceria das associações de catadores:

  • formação com 20 comunidades, totalizando 614 participantes, abordando temas como segregação, acondicionamento e descarte adequado dos resíduos, bem como respeito ao horário da coleta e consumo responsável;
  • formação com 190 agentes comunitários de saúde e de combate a endemias, com o intuito de potencializar as ações no município;
  • conscientização de 3 mil alunos de instituições de ensino municipais, estaduais, particulares e federais;
  • abordagem educativa porta a porta em diversas comunidades, totalizando mais de 2 mil pessoas abordadas;
  • limpeza da baía de Vitória, em forma de mutirão, em 2017 e 2018;
  • aquisição de cartilha educativa para a realização de trabalhos de campo (resíduos, água, manguezal, Mata Atlântica, praias, restingas e Bem Estar Animal).

Voltar ao topo da página