Notícias

Vitória Cidade Limpa: alunos aprendem educação ambiental na semana das crianças

Publicada em 11/10/2017, às 12h57

Por Amilton Freixo de Brito, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semmam
Projeto Vitória Cidade Limpa
Crianças assistiram a uma peça do teatro de fantoches que tratou do consumo consciente

O projeto Vitória Cidade Limpa, que está sendo desenvolvido em quatro escolas de Jardim Camburi para conscientizar os alunos sobre resíduos sólidos, está tendo momentos de descontração, lazer e aprendizado na semana das crianças, com atividades favoráveis ao aprendizado da educação ambiental.

Durante toda esta semana, os alunos desenvolvem atividades práticas relacionadas aos resíduos sólidos, sendo acompanhados pela educadora ambiental Osnéia Aparecida e pelos estagiários do Centro de Educação Ambiental do Parque da Fazendinha.

Entre as atividades, por exemplo, os alunos do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Adevalni S. Ferreira de Azevedo fizeram a limpeza da orla de Camburi. Já os estudantes do 3º ano do ensino fundamental do Colégio Renovação assistiram à apresentação do teatro de fantoches "Consumista e Consciente".

Oficinas

Na programação, houve ainda oficinas de reaproveitamento de garrafinhas PET para confecção de brinquedos de bolha de sabão.

Outra atividade importante é a caminhada nos arredores da Emef Adevalni S. Ferreira de Azevedo, com o objetivo de realizar abordagem educativa aos munícipes sobre a temática de resíduos sólidos, sensibilizando as pessoas para a prática da coleta seletiva.

Educação ambiental

A Gerência de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos (Semmam) busca, com o projeto Vitória Cidade Limpa, promover a mudança de hábitos e atitudes diante dos problemas ambientais, estimulando, assim, a busca por soluções.

Nem todas as pessoas têm consciência de que elas mesmas podem estar prejudicando o ambiente, jogando resíduos nas ruas, por exemplo, e, muitas vezes, não veem motivos para se preocupar. Com as parcerias das escolas e o trabalho dos professores, a atuação dos alunos e a conscientização da população, a educação ambiental pode trazer bons resultados para as gerações futuras.


Voltar ao topo da página