Notícias

Vitória assina contrato e convênios com Estado para serviços de saneamento

Publicada em 21/03/2019, às 14h58

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Assessoria de Comunicação do Governo do Estado


Diego Alves
Assinatura do contrato com a Cesan
Governador Renato Casagrande e prefeito Luciano Rezende assinaram convênio para investimentos em saneamento na capital no Palácio Anchieta
Diego Alves
Assinatura do contrato com a Cesan
Prefeito Luciano Rezende destacou que Vitória terá 100% do esgoto tratado até 2025

Os serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto em Vitória continuarão sendo prestados pela Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) pelos próximos 30 anos.

O contrato entre Governo de Estado e Prefeitura de Vitória foi assinado nesta quinta-feira (21), no Palácio Anchieta. 

Pelo acordo, a Cesan vai realizar os investimentos necessários para atender ao Plano Municipal de Saneamento. Durante a solenidade, foram assinados outros dois convênios para serviços de saneamento na capital.

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, destacou a meta de Vitória ter 100% do esgoto tratado até 2025. 

"Nós estamos celebrando um dia histórico, que é a assinatura do primeiro contrato da Cesan com o município. A Cesan operava na cidade sem contrato. Esse contrato obriga a operadora a tornar o serviço universal na capital até 2025. Durante muitos anos ouvimos falar que Vitória tinha 100% do esgoto tratado, e isso não é verdade. Nós temos sistema de água pronto em algumas comunidades, mas a Cesan não ligava. Agora, nós retomamos a discussão para que a cidade tenha investimentos em saneamento e passamos a ter diálogo com a atual gestão do Governo", disse o prefeito. 

Qualidade de vida

O governador do Estado, Renato Casagrande, pontuou a importância da assinatura do contrato e dos investimentos em saneamento básico para que as pessoas mais necessitadas possam ter mais qualidade de vida. "Onde não tem saneamento é justamente onde está a população mais necessitada. É nessa região que a agência reguladora vai acompanhar de perto os investimentos, cobrar que tudo esteja feito dentro do contrato. Investir em saneamento é investir em qualidade de vida".

Universalização

De acordo com o presidente da Cesan, Carlos Aurélio Linhalis (Cael), os investimentos vão garantir que o serviço de coleta e tratamento de esgoto seja universalizado no município. Em Vitória, a coleta e o tratamento do esgoto já estão disponíveis para 91,4% da população, sendo que 83,1% dos moradores já ligaram seus imóveis às redes da Cesan, faltando apenas que 8,3% da população que tem o serviço disponível faça a ligação dos imóveis ao sistema de esgotamento.

"Nos próximos quatro anos, a Cesan prevê investimentos de mais de R$ 2 bilhões na ampliação dos serviços de coleta, tratamento de esgoto e abastecimento de água nos municípios que atende", frisou o presidente da Cesan.

O contrato de programa também garante que o sistema de abastecimento de água receba os investimentos necessários para acompanhar o crescimento da cidade.

Na mesma solenidade, o Governo do Estado e PMV também firmaram convênio de cooperação para atuação associada no setor de saneamento básico, em atendimento ao artigo 241 da Constituição Federal. Outro convênio assinado atribui à Agência Reguladora de Serviços Públicos do Espírito Santo (Arsp) a regulação, o controle e a fiscalização dos serviços de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto na capital.

Parceria

O governador Casagrande destacou ainda a retomada do diálogo com a Prefeitura de Vitória e as primeiras ações em parceria com o Executivo municipal.

"A retomada do diálogo já está produzindo muitos efeitos para a população de Vitória. O ato de hoje é para a nossa capital, mas o trabalho de saneamento é integrado na Grande Vitória. Quando se realiza trabalho em um município, ajuda os demais. Essa retomada no diálogo representa o respeito ao capixaba. Inclusive, temos outras ações com a Prefeitura, como a velocidade que demos às obras da avenida Leitão da Silva e a volta do desfile de Sete de Setembro para a capital", lembrou.

Diego Alves
Assinatura do contrato com a Cesan
Diego Alves
Assinatura do contrato com a Cesan

Voltar ao topo da página