Notícias

Vitória abre agendamento para vacina da gripe à tarde em 10 unidades de saúde

Publicada em 29/05/2017, às 12h14

Por Maria Angela Siqueira, com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves
Dia D gripe
Moradores podem realizar agendamento para vacinar à tarde em 10 unidades de saúde

Até dia 9 de junho, data de encerramento da campanha nacional de vacinação contra a gripe, cerca de 20 mil vagas de agendamento on-line estarão disponíveis para o grupo prioritário. Para esta semana, já estão abertas novas vagas também no turno da tarde em 10 unidades de saúde: Jardim Camburi, Jardim da Penha, Maruípe, Forte São João, Nova Palestina, Santo Antônio, Praia do Suá, Consolação, Santa Luiza e Fonte Grande. As demais unidades permanecem com agendamento pela manhã.

O objetivo é facilitar o acesso da população-alvo da campanha e ampliar a cobertura: idosos, gestantes, crianças menores de seis meses a menores de cinco anos, puérperas (mulheres que tiveram bebês há, no máximo, 45 dias) e trabalhadores da saúde. Para este público específico, o Ministério da Saúde estipula meta e Vitória já atingiu 63% dessa cobertura.

Até a última sexta-feira, as unidades de saúde da capital já haviam vacinado quase 70 mil pessoas (69.243 pessoas). A expectativa é fechar a campanha imunizando mais de 95 mil pessoas, incluindo doentes crônicos e professores da rede pública e privada, que também são contemplados com a vacina.

A orientação da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) é de que todas as unidades façam busca ativa, acolham as pessoas do grupo prioritário, orientem e garantam a vacinação, evitando que o usuário tenha de retornar à unidade.

Organização

"O agendamento on-line para a vacina da gripe foi implementado para organizar o atendimento. Essas vagas foram disponibilizadas no horário matutino na maioria das unidades de saúde e, agora, também, no horário vespertino em 10 unidades. Mas é importante lembrar que as salas de vacina funcionam das 8 às 16 horas”, informou a secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa.


Voltar ao topo da página