Notícias

Vitória 468 anos: uma cidade de encantos e de muito turismo

Publicada em 03/09/2019, às 12h08 | Atualizada em 03/09/2019, às 12h08

Por Patrícia Arruda, com edição de Matheus Thebaldi


Leonardo Silveira
Baía de Vitória com Enseada do Suá e Terceira Ponte ao fundo
Vitória é um convite à contemplação de belezas naturais e paisagens (ampliar)
Diego Alves
CATEDRAL DE VITÓRIA
Catedral Metropolitana é um dos monumentos históricos do Centro

Uma cidade que encanta por suas belas paisagens, ilhas, praias e contornos. Essa é Vitória, que, neste domingo (8), comemora seu 468º aniversário. Com 104,3 km² de área, a cidade é uma das três capitais brasileiras localizadas em ilhas e conta com um arquipélago formado por 34 ilhas e uma região continental, apresentando um dos cenários litorâneos mais bonitos do País.

Centro Histórico

Além de permitir ao visitante observar e apreciar ricos aspectos históricos, arquitetônicos e culturais da cidade em sua caminhada pelo Centro Histórico, o traçado moderno e bem estruturado oferece toda infraestrutura necessária para uma estadia inesquecível.

Moradores e turistas podem escobrir um pouco da formação da cidade. Os monumentos que compõem o Visitar Centro Histórico são uma boa opção: Catedral Metropolitana de Vitória, Convento de São Francisco, Igreja do Rosário, Igreja de São Gonçalo, Capela de Santa Luzia, Convento do Carmo e Theatro Carlos Gomes.

Parques

A capital reúne ainda diversos parques naturais, nos quais é possível contemplar a natureza, se divertir com a família, se exercitar ou relaxar. Alguns deles são: Parque Moscoso, Parque Pedra da Cebola, Parque Horto de Maruípe, Parque da Fonte Grande, entre outros. 

Entretenimento

Além disso, a cidade está preparada para oferecer o melhor do entretenimento, com restaurantes sofisticados, bares com música ao vivo e boates que agitam a vida noturna e são um convite ao deleite dos visitantes.

Gastronomia

A gastronomia é outro grande atrativo. É impossível visitar a cidade e não experimentar a tradicional moqueca e torta capixabas servidos na panela de barro. O artefato é confeccionado pelas paneleiras no Galpão de Goiabeiras, um saber que vem passando por gerações há mais de 400 anos e é reconhecido como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Há restaurantes para todos os gostos, passando pelas iguarias da culinária regional que encantam os turistas, até os mais sofisticados pratos da cozinha internacional. Além disso, a cidade vem apostando na realização de festivais gastronômicos para atrair mais visitantes e divulgar a culinária local.

Localização

Além dos seus atributos naturais e gastronômicos, a localização de Vitória é um fator estratégico para o desenvolvimento turístico local. A capital está próxima dos principais centros emissores de turistas do Brasil e dispõe de uma forte rede hoteleira. Eventos e negócios movimentam a cidade o ano inteiro.

Leonardo Silveira
Parque Moscoso
Parque Moscoso é o parque mais antigo da capital
Leonardo Silveira
Capixaba Bus Tour (Ônibus Turístico) no Parque Moscoso
Bus tour oferece uma experiência única para quem visita a ilha de Vitória

Bus tour

O passeio no ônibus panorâmico turístico com serviço de city tour, presente nas maiores cidades do mundo, oferece uma experiência única para quem visita a ilha de Vitória. Com a parte superior aberta, os passageiros percorrem as principais atrações turísticas da capital com uma vista ampla e privilegiada.

Turismo de lazer

As ações implementadas pela Prefeitura de Vitória para divulgar a cidade como destino turístico têm contribuído para o aquecimento do setor. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-ES), a taxa de ocupação hoteleira vem apresentando crescimento mês a mês.

No mês de julho, a média registrada apresentou crescimento de 10,65% na comparação com o mesmo período do ano passado. O diretor presidente da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV), Leonardo Krohling, destaca que o avanço é resultado da estruturação do setor.

"O crescimento do turismo de lazer está ligado ao trabalho realizado na capital, que tem reinventado a sua diversidade econômica, agora voltada para várias atividades, entre elas, o turismo. Vale destacar os investimentos na capacitação dos profissionais que atuam nos Centros de Atendimento ao turista (CATs) e Visitar Centro Histórico. Somente em 2019 foram realizadas seis capacitações", revela.

Mapa turístico

Todos os atrativos da cidade podem ser conferidos no mapa turístico "Vem para Vitória. Vem para a Ilha", disponível em hotéis, pousadas e pontos turísticos da capital. O material traz uma breve apresentação da cidade e traz dicas do que fazer, onde fotografar, o que comer, entre outras informações importantes. Dividido por segmentos, com o mapa o turista pode se locomover com tranquilidade e montar o roteiro de acordo com seu interesse.

Observação de baleias

Vitória também vem ganhando destaque no turismo de observação de baleias jubarte. A temporada 2019 de avistamento dos cetáceos começa em junho e segue até outrubro, com saídas do píer do Cais do Pescador, na Enseada do Suá.

Os passeios acontecem aos finais de semana e feriados, exceto quando as condições meteorológicas não permitirem o embarque. Famosas pelos seus saltos, as espécies podem ser vistas de 10 a 20 milhas náuticas (entre 20 a 40 quilômetros) de distância da costa da capital. O percurso até o local de observação dura, em média, cinco horas (entre ida e volta), com até três horas para contemplação das espécies.

Leonardo Silveira
Praia de Camburi
Rede hoteleira da capital registra aumento no número de hóspedes
Amigos da Jubarte
baleia jubarte saltando em mar aberto no litoral capixaba
Vitória também vem ganhando destaque no turismo de observação de baleias jubarte

Voltar ao topo da página