Notícias

Visita de Sevilha: Vitória vai criar plano de ação com espanhóis

Publicada em 03/05/2018, às 18h15

Por Alexandre Lemos, com edição de Melissa Künsch


Leonardo Silveira
Representantes da cidade de Sevilha em visita à Vitória
Representantes de Sevilha e da Prefeitura de Vitória se reuniram para determinar como será a cooperação entre as duas cidades

Representantes da cidade espanhola de Sevilha e da Prefeitura de Vitória se reuniram nesta tarde de quinta-feira (3) dando continuidade ao intercâmbio entre as duas cidades para compartilhar experiências e construir um plano de ação para que ambas possam compartilhar ações positivas de sustentabilidade.

A reunião que aconteceu no prédio da Subsecretaria de Tecnologia de Informação da PMV teve por objetivo dar início ao plano de ação que determinará como se dará a cooperação entre as duas cidades.

A assessora de Relações Internacionais da Confederação Nacional dos Municípios, Tatiane de Jesus, explica a importância deste momento.

"É agora que os representantes das duas cidades fazem uma conversa mais aprofundada no intuito de entender como podem cooperar e quais ações podem trabalhar em conjunto, disse.

Tatiane complementa: "Além de fazer o esboço do plano de ações, eles devem definir também a metodologia, como por exemplo, a periodicidade dos encontros. Mudanças climáticas e Parque Tecnológico são duas questões que apareceram fortes candidatas a serem objetos de cooperação", conta.

Parceria

O início da parceria entre as duas cidades começou em outubro de 2017, quando a União Europeia selecionou Vitória para participar do Programa Europeu de Cooperação Urbana Internacional (IUC).

Por meio de um acordo de parceria, a capital se compromete a cooperar intensivamente com Sevilha por, pelo menos, 18 meses; compartilhar atualizações sobre seu progresso; e desenvolver um plano de ação local de desenvolvimento urbano sustentável sobre a prioridade de troca de conhecimentos.

Além de Vitória, também foram escolhidas pela IUC para intercâmbio com outras cidades europeias, as cidades de Belo Horizonte (MG), Araripina (PE), Benedito Novo (SC), São Leopoldo (RS) e o Consórcio Grande ABC (SP).


Voltar ao topo da página