Notícias

Viradão Vitória: Roberto dos Reis, ex-morador de rua, fará declamação de poesias

Publicada em 06/09/2018, às 17h34

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Guiomedce Paixão
Roberto Reis o Poeta em curso de empreendedorismo na escola da vida
Roberto dos Reis é autor do livro "Meu Grito", que traz experiências que viveu nas ruas

A poesia de Roberto dos Reis também está na programação do Viradão Vitória. O "Poeta das Ruas", como é chamado, vai declamar sua esperança, sua gratidão e suas experiências dos anos em que viveu sem moradia em duas sessões neste sábado (8): às 16 horas, na praça Ubaldo Ramalhete, e às 17h15, na praça Oito, no Centro.

Roberto dos Reis é autor do livro "Meu Grito", lançado em maio deste ano em forma de recital, no Centro Cultural Sesc Glória, no Centro. Assistido da rede Escola da Vida, da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), ele superou a situação de rua e tornou-se ativista cultural, educador e oficineiro de poesias em escolas e projetos sociais, além de membro da Universidade dos Muitos Saberes.

"As poesias foram pensadas ao longo de vários anos, mas foram incentivadas durante os dias e atividades das quais participei no Centro-Pop (Centro de Referência Especializado de Assistência Social para População de Rua) e na Escola da Vida", disse Roberto dos Reis, que sentiu de perto o preconceito e as agressões que afetam a população de rua, mas conseguiu enxergar poesia nesse cotidiano.

Escola da Vida

Para o poeta, a rede Escola da Vida, integrada por vários equipamentos da Política Municipal de Assistência Social, prestou todo apoio para ele reconstruir seu projeto de vida.

"As equipes do Centro-Pop e da Escola da Vida conseguem mostrar horizontes, estimulam a gente a ver saídas para uma vida melhor, que eu não conseguia ver sozinho", contou.

Serviço
Viradão Vitória
Poesia de Roberto dos Reis
Quando: sábado (8), às 16h, na Praça Ubaldo Ramalhete, e às 17h15, na Praça Oito.


Voltar ao topo da página