Notícias

Violência contra mulher: Botão do Pânico de Vitória é apresentado em Brasília

Publicada em 16/08/2019, às 19h40

Por Melissa Künsch, com edição de Matheus Thebaldi


Josué de Oliveira
botão do pânico
Botão do Pânico: dispositivo ajuda a proteger mulheres vítimas de violência

As práticas positivas da Prefeitura de Vitória no enfrentamento da violência contra a mulher foram apresentadas em Brasília na Jornada de Trabalho de Promoção da Segurança e Defesa da Mulher, realizado pelo Ministério da Família, Mulher e Direitos Humanos, nesta sexta-feira (16).

Um dos destaques da apresentação, conduzida por Rafael Almeida Barcelos, coordenador operacional de inspetoria da Guarda Civil Municipal, foi o Botão do Pânico, projeto pioneiro da PMV em parceria com a 1ª Vara Especializada em Violência Doméstica e Familiar contra Mulher.

Barcelos destacou a atuação da Guarda Municipal e do Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAMSV), ligado à Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Semcid).

"O sucesso do Botão do Pânico só é possível por causa da dedicação, do empenho e do trabalho incansável da parceria dos atores envolvidos: a Guarda Municipal, os servidores do CRAMSV e 1ª Vara Especializada em Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. Uma parceria de acessibilidade de diálogo, respeito e compreensão", pontuou Barcelos.

Proteção

Desde 2013, mulheres em Vitória que se sentem ameaçadas por ex-maridos, namorados ou companheiros contam o Botão do Pânico. O dispositivo faz parte de um projeto piloto lançado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJ-ES) em parceria com a Prefeitura. O objetivo é reduzir os índices de violência doméstica registrados na capital.

O equipamento foi distribuído para mulheres que estão sob medida protetiva na 11ª Vara Criminal de Vitória e pode ser acionado caso o agressor não mantenha a distância mínima garantida pela Lei Maria da Penha. Ele capta e grava a conversa num raio de até cinco metros. 

O Botão do Pânico também dispara informações para a Central Integrada de Operações e Monitoramento (CIOM), com a localização exata da vítima, para que uma viatura da Guarda seja encaminhada ao local. Para garantir agilidade no atendimento ao pedido de proteção, a administração municipal disponibiliza viaturas da Guarda 24 horas.


Voltar ao topo da página