Notícias

Vinte bairros beneficiados com lei que acaba com áreas de marinha

Publicada em 10/08/2017, às 18h02 | Atualizada em 10/08/2017, às 18h05

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


André Sobral
Panorâmica do Bairro São Pedro
Grande São Pedro será contemplada com o fim da área de marinha

Moradores de 20 bairros de Vitória serão beneficiados pela nova lei federal nº 13.465, que acaba com cerca de metade das áreas de marinha de Vitória. Serão contemplados imóveis localizados em áreas de interesse social, onde a população tem renda salarial de até cinco salários mínimos, cujos proprietários vão receber a posse plena, ou seja, passam a ser donos de 100% do imóvel, que perde assim os vínculos com a União.

Somente com a lei, a União passou a ter condições de transferir o chamado domínio pleno sobre os terrenos acrescidos de marinha. Até então, isso era vetado por outra legislação e a União mantinha a posse de 17% do imóvel. O morador ficava com os 83% restantes, o que acontece com a maioria dos que vivem em terrenos com essa característica.

Segundo levantamento da Secretaria de Patrimônio da União (SPU), a área atingida ocupa 3,34 milhões de metros quadrados em Vitória, beneficiando os seguintes bairros: Conquista, Nova Palestina, Redenção, Ilha das Caieiras, Santo André, Santos Reis, São José, São Pedro, Comdusa, Grande Vitória, Santa Martha, Barreiros, Bela Vista, Resistência, Maria Ortiz, Joana D´arc, Andorinhas, Itararé, Ilha de Santa Maria e Ilha de Monte Belo.

Regularização fundiária

Diego Alves
Entrega de escrituras bairro Maria Ortiz
Terreno Legal: programa assegura o uso e a ocupação do solo de forma organizada e melhora as condições de vida das famílias

Com a nova legislação, caberá às prefeituras fazer a regularização fundiária destas regiões, ou seja, identificar cada morador que reside nestas localidades e conceder a eles uma escritura de aforamento. Em Vitória, já foram concedidas 2.685 escrituras para proprietários de imóveis nessas áreas. Para o processo ser gratuito, a área de terreno não pode ultrapassar 250 metros quadrados e precisa ser residencial.

O secretário municipal de Obras e Habitação, Sérgio Sá, destacou que a legislação federal tem um grande benefício, principalmente, para as comunidades mais carentes de Vitória. "A Prefeitura de Vitória desenvolve o projeto de regularização fundiária nos bairros, a família passa a ter a escritura de seu terreno e, com isso, pode entrar com o pedido na SPU para conquistar 100% do domínio do seu lote. Ou seja, a família passa a não ter mais nenhuma relação com a União e passa a ter domínio pleno do seu terreno".

Para o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, a medida vem como um alívio para uma parte dos moradores de Vitória. "O bom seria que todos os terrenos de marinha fossem extintos. Uma legislação arcaica que só traz complicações para quem vive nessas áreas, por não terem a posse definitiva de seus próprios imóveis", declarou o prefeito, que ainda destacou que o munipício executa um programa permanente de regularização, o Terreno Legal.


Voltar ao topo da página