Notícias

Vila Rubim recebe mobilização contra o mosquito Aedes aegypti

Publicada em 20/03/2018, às 17h20 | Atualizada em 20/03/2018, às 17h22

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Ação Dengue Maria Ortiz
Servidores da Saúde têm realizado ações de mobilização contra a dengue em várias regiões

Cuidado com a água parada. Mantenha as caixas d’água e os baldes de coleta no quintal tampados. Jogue areia nos pratos das plantas. Essas são dicas simples e muito importantes para combater os mosquitos, principalmente, o Aedes aegypti.

Para reforçar essas e outras orientações fundamentais no controle desses insetos, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) programou para esta quinta-feira (22) uma mobilização na Vila Rubim, das 8 às 12 horas.

Equipes das unidades de saúde Vitória, do Quadro, Ilha do Príncipe e Fonte Grande, profissionais da Educação e Saúde do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias farão abordagens e chamarão a atenção das pessoas com cartazes, faixas e ações lúdicas.

André Sobral
Ação de Combate a Dengue em Jardim Camburi
Agentes de combate a endemias reforçam as visitas domiciliares para eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti

A gerente de Vigilância em Saúde, Arlete Frank Dutra, explicou a importância de as pessoas vistoriarem suas casas e imóveis, pelo menos, uma vez por semana para eliminar depósitos com água parada. "Se cada um fizer sua parte, conseguiremos romper o ciclo de vida do mosquito. Temos reforçado as campanhas e as visitas a domicílios e pontos estratégicos para combater a dengue. Precisamos que a população nos ajude nessa causa".

Ações de combate

O CVSA realiza regularmente ações de controle da população de mosquitos, por meio do combate às formas larvárias e aos mosquitos adultos, em todos os bairros de Vitória. Há vistorias, tratamentos biológicos, monitoramento do Aedes aegypti e aplicação espacial e focal em UBV (fumacê).

Check list

Os moradores também podem fazer o check list para combater os mosquitos. Essa ferramenta está disponível no aplicativo Vitória Online, no acesso "Combate à dengue". Nele, o munícipe pode escolher uma ação de combate a ser realizada semanalmente em sua residência. Após sete dias, o aplicativo lembra de refazer a conferência, caso tenha se esquecido.


Voltar ao topo da página