Notícias

Vigilância Sanitária de Vitória orienta sobre a alimentação no verão

Publicada em 19/12/2014, às 18h02

Por Angela Angius, com edição de SEGOV/SUB-COM


Carlos Antolini
Alimentos
Observe a limpeza do local: piso, mesa e louça. Os funcionários devem usar toucas e roupas limpas.
Yuri Barichivich
Comida na Praia
No verão, o corpo necessita de mais água, por isso deve-se ingerir alimentos leves e saudáveis

Com o verão chegando e as crianças em férias, é tempo de ficar mais atento à alimentação. Nesse período de altas temperaturas e dias mais prolongados, é comum as pessoas se alimentarem com mais freqüência fora de suas residências. Mas, de acordo com a Vigilância Sanitária (Visa) de Vitória, independente do lugar onde os alimentos são consumidos, é necessário seguir algumas regrinhas básicas.

Preparados em casa ou em estabelecimentos comerciais, os alimentos precisam ser bem manipulados e mantidos conservados para não fazer mal a saúde. Nessa época do ano, os alimentos ficam mais suscetíveis às altas temperaturas que facilitam a proliferação de germes e bactérias.

Por isso, é necessário escolher adequadamente o local de compra, levando-se em consideração aspectos como a higiene e organização geral do ambiente.

A apresentação e a conservação dos produtos são pontos importantes na hora da compra. “Em casa, também é importante manter a cozinha limpa e organizada durante a manipulação de alimentos”, orienta a coordenadora da área técnica de alimentos da Visa, Renata Santos Brega.

Os alimentos devem ser preparados o mais próximo possível do horário em que serão consumidos e as sobras devem ser guardadas imediatamente na geladeira ou mesmo evitadas. Para quem faz refeições fora de casa, é importante observar se o estabelecimento tem alvará.

Outro ponto de observação é a limpeza local do piso, mesa e da louça disponível. Os funcionários devem usar touca e roupa limpa. Veja lista de estabelecimentos liberados pela Visa no endereço eletrônico sistemas7.vitoria.es.gov.br/controlelicenca/relatorioestabelecimentoslicenciadossemus.aspx

Para quem gosta de fazer refeições rápidas em vendedores ambulantes, é bom estar atento também às condições de higiene do alimento e asseio dos próprios manipuladores. Deve-se evitar consumir alimentos sem procedência, mal acondicionados e em temperatura inadequada.

“No verão o corpo necessita de maior quantidade de água e a preferência deve ser dada ao consumo de alimentos leves e saudáveis”, lembra Renata Brega. Os cuidados deverão ser redobrados, principalmente, em relação às crianças e idosos que são mais vulneráveis a infecções intestinais e à desidratação.


Voltar ao topo da página