Notícias

Vigilância Sanitária de Vitória de olho nos produtos da Semana Santa

Publicada em 04/04/2017, às 12h13

Por Maria Angela Siqueira, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semus
Fiscalização da Vigilância Sanitária na Semana Santa
Fiscais da Vigilância Sanitária visitam estabelecimentos comerciais para conferir condições de higiene e armazenamento de pescados e outros produtos

A Vigilância Sanitária (Visa) de Vitória está intensificando a fiscalização em peixarias, restaurantes, supermercados e feiras livres de Vitória, de olho na qualidade de produtos, principalmente pescados, que são mais consumidos nesta época do ano, em função da Semana Santa.

As ações iniciaram na semana passada e têm foco na orientação aos proprietários dos estabelecimentos comerciais com relação ao cumprimento das normas sanitárias e observação das condições de higiene, armazenamento, exposição de venda, identificação, procedência e refrigeração dos produtos.

"Embora o foco seja de orientação, caso a fiscalização encontre situação de risco ao consumo, o material poderá ser apreendido e o estabelecimento, autuado", afirmou a coordenadora da Área de Alimentos da Visa, a engenheira de alimentos Renata Santos Brega.

Segundo ela, já foram vistoriados várias peixarias e supermercados da Praia do Suá. A ação será ampliada para outros bairros que são polos de venda de pescado, a exemplo da Ilha das Caieiras.

Características

Até o momento, a fiscalização tem observado que os estabelecimentos estão cumprindo as normas, mas o consumidor é o principal fiscal de qualidade. Ele deve estar atento às características do produto, aparência do pescado, o frescor e se está mantido sob refrigeração adequada, num balcão refrigerado. Além disso, observar as condições de higiene do manipulador, se o uniforme (touca e jaleco) estão limpos.

Torta capixaba

Se você é do tipo que não dispensa a tradicional torta capixaba, mas prefere comprá-la pronta, a dica é buscar um estabelecimento de confiança. Os proprietários vêm sendo orientados a manter sempre frescos os produtos (mais próximo do momento do consumo) e observar as regras de conservação, em balcões refrigerados ou aquecidos, para evitar a proliferação de micro-organismos que podem causar doenças transmitidas por alimentos.

Feiras livres

Renata informa ainda que uma das preocupações da Vigilância Sanitária tem sido visitar as feiras livres e orientar os vendedores. Nelas, é preciso que o pescado esteja acondicionado em caixas isotérmicas com gelo. A exposição deve ser mínima e sempre também conservada com gelo na banca. Consumidores que identificarem situações de risco podem denunciar pelo Fala Vitória 156.


Voltar ao topo da página