Notícias

Viana e Cachoeiro vão utilizar sistema de agendamento on-line de Vitória

Publicada em 09/03/2017, às 14h01 | Atualizada em 09/03/2017, às 15h08

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Jaldecy Pereira


Foto Divulgação
Agendamento Online para Vacinação contra a Febre Amarela
Sistema de agendamento on-line da vacinação contra a febre amarela agiliza o atendimento e evita filas

As prefeituras de Viana, na Região Metropolitana de Vitória, e de Cachoeiro de Itapemirim, na Região Sul do Espírito Santo, vão utilizar o sistema de agendamento on-line disponibilizado pela Prefeitura de Vitória.

O objetivo é organizar o atendimento à população diminuindo as filas, principalmente, nas unidades de saúde. O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, orientou os profissionais da Subsecretaria de Tecnologia da Informação (SubTI) a disponibilizar a todas prefeituras que desejarem o sistema de gestão em saúde da capital, principalmente, a ferramenta de agendamento on-line. O sistema foi criado pelos próprios servidores da SubTI e pode ser disponibilizado em forma de convênios e parcerias.

Segundo o subsecretário de Tecnologia da Informação de Vitória, Márcio Passos, o sistema está aberto para quem quiser fazer a adesão e implantar na sua cidade. As conversas vêm acontecendo desde o início da semana e, na manhã desta quinta-feira (9), a Prefeitura de Viana informou que vai fazer o agendamento on-line durante o dia, devido ao número maior de demandas.

Reunião

Técnicos de Viana têm uma reunião nesta sexta-feira (10), a partir das 14 horas, na Prefeitura de Vitória, para conhecer outras soluções. Segundo o prefeito Gilson Daniel, a cidade tem interesse de fazer um convênio para levar o sistema completo de gestão em saúde para lá também.

"As novas tecnologias somam para trazer ainda mais agilidade a esse serviço importante, que é a vacinação contra a febre amarela. Viana, que foi o primeiro município da Grande Vitória a ter vacinação cautelar, já está na reta final: 93% dos 75 mil moradores já estão imunizados. Na área rural, todos já estão vacinados", informou Gilson Daniel.

E completou: "Queremos atingir 100% da população na área urbana o quanto antes. Por isso, unimos esforços para garantir ainda mais rapidez e oportunizar que todos sejam atendidos", disse ele.

Cachoeiro

Sobre Cachoeiro, o subsecretário Márcio Passos informou que a cidade sulina está seguindo a mesma linha de Viana. "Estão pedindo para gente conversar mais pois estão querendo mudar o sistema de gestão de saúde de lá", disse.

Márcio informou que, além do agendamento on-line, vai fazer testes em uma unidade de saúde cachoeirense, que está ainda sendo definida, e depois continuar as conversas para levar toda a rede para lá também.

O prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Vitor Coelho, confirmou o interesse e informou que 60% da população do município já foi vacinada contra a febre amarela e que não há mais grandes filas nas unidades de saúde. "O atendimento está muito tranquilo. Cachoeiro não faz parte da área de risco, mas esse sistema é mais uma ferramenta que podemos utilizar", disse Vitor.

Segundo ele, o agendamento on-line também vai ser de grande valia, principalmente, para o serviço de emissão de carteiras de identidade. "Isso vai agilizar o processo e poderá até acabar com as filas", destacou o prefeito Vitor Coelho.

Ele informou que já está com sua equipe de tecnologia em contato com a SubTI de Vitória para ver a utilidade desse sistema em outras aplicações. "Estamos na parte de vistoria técnica e queremos implantar isso o mais rápido possível", disse Vitor.


Voltar ao topo da página