Notícias

Viagem pela Literatura: sarau, teatro e musical nesta terça no Sesc Glória

Publicada em 04/12/2017, às 12h44

Por Regina Freitas, com edição de Matheus Thebaldi


Carlos Antolini
Viagem pela Literatura
Peça teatral "Chapeuzinho Vermelho" será uma das atrações da programação
Elizabeth Nader
Contação de história com o Grupo “Chão de Letras
Grupo Chão de Letras vai divertir a criançada com a contação de histórias

O projeto Viagem pela Literatura encerra as suas atividades neste ano com uma programação especial nesta terça-feira (5), às 14 horas, no Sesc Glória, no Centro, com sarau poético, musical infantil, contação de histórias e teatro.

O projeto, que é realizado pela Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, vinculada à Secretaria Municipal de Cultura (Semc), realizou 76 apresentações em 26 espaços de 16 bairros da cidade ao longo de 2017.

Ao todo, 5,6 mil pessoas participaram das atividades, como oficinas de contação de histórias, peças teatrais baseadas em livros, curso para contadores de histórias, encontro com escritores, sarau poético e atividades de leitura em parques e praças.

As ações movimentaram praças, parques, escolas, Cajuns, Cras, Pastoral da Criança, na Biblioteca Municipal e outros espaços, com a participação de 60 instituições educacionais e público em geral.

Projeto bem-sucedido

Para o secretário municipal de Cultura, Francisco Grijó, o Viagem pela Literatura é um dos projetos mais bem-sucedidos da Semc. "A ideia de viajar pela literatura é milenar. A pessoa que pratica a literatura conhece outras ideias e culturas, e a criança aprende a conviver com diferentes culturas e passa ser mais livre, mais crítica e mais leitora".

Ele completou: "Dessa forma, o projeto vem cumprindo sua missão de garantir a todos a igualdade de oportunidade de acesso democrático à leitura e ao livro".

"O Viagem pela Literatura tem como objetivo estimular o interesse pela leitura entre crianças, adolescentes, jovens e adultos de forma lúdica, por meio de atividades desenvolvidas por atores, escritores, contadores de histórias e músicos, na biblioteca municipal e em espaços diversos das regiões do município", disse a coordenadora do projeto, Elizete Caser.

As atividades neste ano foram realizadas com o patrocínio do Fundo da Infância e Adolescência (FIA), conforme edital 001/2016 do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (Concav), resolução 026/2016.

Encerramento do Viagem pelo Literatura em 2017
Quando: terça-feira (5), às 14 horas
Local: Sesc Glória, Centro
  • Contação de histórias e dramatização da lenda capixaba "O pássaro de fogo", feira pelos alunos da Emef Mauro Braga, de Caratoíra, sob a coordenação da professora Maria da Penha Dantas e bibliotecária Penha Maria Stoco;
  • Musical "O Livro", baseado em leitura de diversos livros, apresentado pelas crianças da Casa de Acolhimento e Orientação a Crianças e Adolescentes (Caoca), de Maria Ortiz, sob a coordenação de Katia Barbosa;
  • Sarau poético com alunos do Instituto Gênesis, do Centro, sob a coordenação do professor Carlos Guedes, resultante da oficina de poesia realizada pelo escritor Francis Kurkievicz;
  • Apresentação do Grupo de Contadores de Histórias Chão de Letras.
  • Apresentação da peça teatral "Chapeuzinho Vermelho".’ baseada no clássico da literatura infantil dos Irmãos Grimm, com o Grupo de Teatro Campaneli.

Voltar ao topo da página