Notícias

Verão: forte calor faz dobrar número de alunos de hidroginástica

Publicada em 18/01/2017, às 12h44 | Atualizada em 18/01/2017, às 14h36

Por Maria Angela Siqueira, com edição de SEGOV/SUB-COM


Divulgação Semus
Aula de hidroginástica na Curva da Jurema
Alunos comparecem em peso para participar das aulas de hidroginástica na Curva da Jurema

Com o forte calor em Vitória, as aulas de hidroginástica em Camburi e na Enseada do Suá estão "bombando" nas manhãs de segunda, quarta e sexta. Hoje (18), no módulo do Serviço de Orientação ao Exercício (SOE) da Enseada do Suá (na altura da praça dos Desejos), 156 alunos praticavam atividades físicas no mar para se refrescar e ganhar qualidade de vida. Entre os alunos, de todas as idades, turistas italianos e pessoas de toda a Grande Vitória.

Segundo o professor de hidroginástica da Unidade de Saúde Praia do Suá, Hildebrando Souza Santos, o "Brando" (como é mais conhecido), a procura mais que dobrou. Durante todo o ano, a média é 65 alunos por aula. "No verão do ano passado, chegamos ao pico de 168 alunos no verão. Hoje, aqui na Enseada, participaram 156 pessoas, e aceitamos mais. Tem gente de toda a Grande Vitória e até turistas hospedados na região participando, principalmente os italianos. E quem quiser pode vir participar. Não há limite de idade", disse ele.

Segurança

E nem é preciso saber nadar para participar. As atividades são desenvolvidas com toda a segurança na água. Dois guarda-vidas da equipe Salvamar dão apoio durante as aulas dentro d’agua.

"Tenho muitos alunos que não sabem nadar e participam normalmente com toda segurança. A Prefeitura oferece todo o material para aula, como pranchas, peso, macarrão flutuador e caneleira. Nunca tivemos qualquer acidente", afirmou Brando.

Vantagens

Divulgação Semus
Aula de hidroginástica na Curva da Jurema
Aulas de hidroginástica do SOE acontecem nas manhãs de segunda, quarta e sexta, às 7 horas

Brando destaca que a hidroginástica no mar tem diversas vantagens. "Para o idoso e para quem tem problemas de articulação, a vantagem é que a pessoa consegue fazer o exercício de forma adequada, porque a pessoa está submersa, o que reduz o peso do impacto da atividade".

A atividade ao ar livre, sob o sol da manhã, traz uma vantagem extra para as mulheres e gestantes na prevenção da osteoporose, porque proporciona vitamina D e ajuda na absorção do cálcio.

A atividade também é indicada para o emagrecimento e para o fortalecimento dos músculos. Mas um dos principais benefícios é a socialização. "Muitas pessoas chegam aqui com queixas diversas, dores, e em duas semanas desaparecem os sintomas. A gente percebe claramente a integração dos grupos, como eles se divertem e melhoram sua qualidade de vida", destaca.

Como participar

Para participar da hidroginástica, o interessado pode ir aos módulos do SOE da Enseada do Suá ou de Camburi ou se dirigir à unidade de saúde de referência do seu bairro.

Ginástica localizada

Além das aulas de hidroginástica, no módulo do SOE da Enseada do Suá, há também ginástica localizada, que é desenvolvida na quadra poliesportiva ao lado da Praça da Ciência, às terças e quintas, às 7 horas, com a professora Cristiane Maria Silveira. 


Voltar ao topo da página