Notícias

Verão 2019: atrações e estrutura convidativas para curtir praias de Vitória

Publicada em 13/12/2018, às 13h38 | Atualizada em 18/12/2018, às 10h50

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Leonardo Silveira
Praia de Camburi
Praia de Camburi é uma das principais praias de Vitória, onde também acontecerá a tradicional queima de fogos
Diego Alves
show pirotécnico na praia de camburi
Espetáculo de queima de fogos será uma das atrações do verão em Vitória

Não faltam atrativos para moradores e turistas aproveitarem o verão em Vitória. Apresentações musicais na orla, espetáculo de queima de fogos no Réveillon, praias com banheiros, chuveiros e guarda-vidas, arena esportiva e muito sol prometem esquentar o período.  

Réveillon

A virada de ano em Vitória terá 10 minutos de espetáculo de luzes e cores. A tradicional queima de fogos sairá de cinco balsas, sendo três na praia de Camburi (duas próximas ao quiosque 5 e outra em Jardim Camburi), uma na Prainha de Santo Antônio e outra na Ilha das Caieiras.

A expectativa é de que o Réveillon traga para a cidade cerca de 15 mil visitantes. Segundo o Observatório do Turismo, órgão ligado à Companhia de Desenvolvimento, Inovação e Turismo de Vitória (CDV), esse período deve gerar uma movimentação econômica na cidade de R$ 15 milhões, considerando o gasto dos visitantes com hotel, bares e restaurantes, transportes (táxi e aplicativo), comércio e serviços.

Mar da Música

O projeto "Mar da Música", realizado pela Secretaria Municipal de Cultura (Semc), vai promover 32 shows gratuitos de artistas locais em janeiro.

Pontos turísticos de Vitória foram escolhidos para receber as atrações: praia de Camburi (nas unidades do Serviço de Orientação ao Exercício de Jardim Camburi e de Jardim da Penha), praça Getúlio Vargas (Centro),  Curva da Jurema, Ilha das Caieiras, Prainha de Santo Antônio e Ilha do Boi.

A programação completa com os nomes dos artistas será divulgada na primeira semana de janeiro. As apresentações acontecerão em três fins de semana, sempre de sexta a domingo, das 18 às 22 horas. As datas são: de 11 a 13, de 18 a 20 e de 25 e 27 de janeiro.

Banheiros e chuveiros

A Prefeitura de Vitória também vai instalar banheiros químicos nas praias de Camburi, Ilha do Boi, Ilha do Frade, Guarderia da Praça dos Desejos, Praça dos Namorados e Curva da Jurema. A orla vai receber 28 banheiros do tipo comum e seis para pessoas com deficiência. Os equipamentos ficarão à disposição dos frequentadores do próximo dia 20 até 5 de março de 2019.

Moradores e turistas que curtem as praias de Vitória e gostam de praticar esportes na orla da capital podem se refrescar nos chuveiros. A equipe da Central de Serviços faz periodicamente manutenções dos equipamentos nas praias da Curva da Jurema, Ilha do Boi e Camburi. São 28 chuveiros em Camburi, dez na Curva da Jurema e quatro na Ilha do Boi.

André Sobral
Mar de Musica Camburi
Shows vão animar o público na orla por meio do Mar da Música
Central de Serviços
Banheiros qímicos
Praias de Vitória vão ganhar banheiros químicos
Arena Procon Vitória

A Arena Procon Vitória, na praia de Camburi, vai levar variadas atrações esportivas e de conscientização aos consumidores entre 9 de janeiro a 3 de fevereiro. A programação será divulgada em breve.

Guarda-vidas

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu), por meio do projeto Salvamar, disponibiliza 40 guardas-vidas, espalhados em sete postos. Para o verão de 2019, a previsão é de que 40 novos profissionais sejam contratados, totalizando 80 profissionais para garantir a segurança dos banhistas nas praias.

Quiosques

Moradores e turistas contam com quiosques na orla da praia de Camburi e na Curva da Jurema. Em Camburi, uma empresa privada faz a gestão das 14 unidades da orla. Entre os bairros Jardim da Penha e Mata da Praia, quatro dos sete quiosques estão em funcionamento e os demais passam por reformas.

Ainda em Camburi, das unidades localizadas entre o aeroporto e o bairro Jardim Camburi, três dos sete quiosques estão em funcionamento. Os banheiros localizados nos quiosques que já estão funcionando podem ser utilizados por qualquer pessoa, mediante pagamento de taxa à concessionária que faz a gestão das unidades.

Na Curva da Jurema, 12 dos 17 quiosques estão em funcionamento, e a Companhia de Desenvolvimento, Inovação e Turismo de Vitória (CDV) realizará licitação para a ocupação das unidades.

Balneabilidade

A classificação da balneabilidade é a indicação da qualidade das águas destinadas à recreação de contato direto e prolongado, como natação, mergulho e lazer. É realizada, em regime de rotina semanal, por meio da coleta de amostras de águas nos referidos pontos e análise laboratorial para a avaliação do indicador coliformes termotolerantes.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) classifica a qualidade das águas como próprias, impróprias e interditadas. A balneabilidade é divulgada todas as quintas-feiras no portal da Prefeitura de Vitória. Veja aqui.

Conforto e modernidade

"Vitória é uma cidade moderna e, ao mesmo tempo, bucólica e que preserva suas tradições. Além de aconchegante e confortável para quem nos visita, a capital é muito acolhedora e possui qualidade nos serviços prestados e também no atendimento ao turista. Para isso, possui um poder público que se preocupa com limpeza, segurança e outros serviços de qualidade", apontou o presidente da Companhia de Desenvolvimento, Inovação e Turismo de Vitória (CDV), Leonardo Krohling.

Diego Alves
Guarda-Vidas (Salva-Vidas
Guarda-vidas garantem a segurança dos banhistas nas praias
Leonardo Silveira
Aula de ginástica dançante na Arena Vitória Verão 2018
Arena Procon Vitória vai agitar a praia de Camburi no verão

Voltar ao topo da página