Notícias

Uso de bicicletas já é rotina como meio de transporte para servidores

Publicada em 27/02/2015, às 16h40

Por Janete Carvalho, com edição de Deyvison Longui


André Sobral
Servidores que vão trabalhar de bicicleta
Cristiano, Bernardo e Suelen, servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social, aderiram ao uso de bicicletas e notaram melhoria na saúde.

O uso de bicicletas como meio de transporte já virou hábito para inúmeros servidores públicos da Prefeitura de Vitória. Na Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) a rotina de três funcionários mudou para melhor desde que eles começaram a fazer o percurso de ida e volta ao trabalho de bicicletas.

O fato de evitar o trânsito e os engarrafamentos, o prazer em percorrer novos caminhos e a economia de tempo e dinheiro nos deslocamentos são apontados como fatores estimulantes dessa prática. Além disso, as ciclovias implantadas pela Prefeitura de Vitória em diversos locais também representam um incentivo.

Apesar de haver pessoas que escolhem andar de bicicleta por uma questão ideológica, porque elas não agridem o meio ambiente e não causam tantos transtornos quanto os carros, a decisão do assistente social e gerente de Gestão de Assistência Social, Cristiano Ribeiro Araújo foi por uma mudança de vida.

"Após sofrer alguns problemas com uma motocicleta, achei melhor comprar uma bike e, desde então, venho e volto de Jardim da Penha, num total de 6 km. Também deixei o carro de lado e, em apenas um mês, já sinto os benefícios: mais saúde, mente alerta e atenta a tudo, além de menos dois quilos na barriga", disse.

A sede da Prefeitura de Vitória, em Bento Ferreira, também conta com um bicicletário e até o prefeito Luciano Rezende costuma fazer o trajeto de casa para a PMV de bicicleta. A capital já conta com 30 km de ciclovias e cerca de 17 km de ciclofaixas. O Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac) também possui vestiário e bicicletário.

Vestiário

Além de ter um bicicletário em frente à sede da Semas, no edifíco Tucumã, situado na avenida Nossa Senhora dos Navegantes, a unidade conta também com um vestiário unissex, adaptado pela gerência administrativa, para atender a quem deseja tomar banho e trocar de roupa ao concluir o percurso de bicicleta. Ele está disponível das 7h às 19 horas e tem um chuveiro e prateleiras de apoio para guardar as roupas.

Yuri Barichivich
Ciclovia do Centro
A capital já conta com 30 km de ciclovias e cerca de 17 km de ciclofaixas.

Para o assistente administrativo da Semas, Bernardo Ramos Murillo, que há um mês aboliu o ônibus e usa a bicicleta para reduzir custos e ganhar tempo no trajeto de casa para o trabalho, a ciclovia ajuda muito e dá segurança para o ciclista.

"Avalio como bastante positiva a iniciativa de estimular o uso de bicicleta em Vitória. A gente ganha tempo e não fica estressado", destacou.

O fato de ser uma atividade física agradável e a redução do tempo gasto no trânsito são os principais fatores que levaram a assistente administrativo da Semas, Suelen Agum dos Reis, a ter a bicicleta como a melhor aliada para o trajeto de Jardim da Penha até o trabalho.

"Desde o segundo semestre do ano passado comecei com esta experiência e, há um mês, tornei-a regular, fazendo o trajeto três vezes por semana. Sinto que melhorei meu desempenho físico diário e pretendo continuar assim. A ciclovia ajuda muito também e esse exercício é ótimo", finalizou.


Voltar ao topo da página