Notícias
US São Cristóvão: oficina de autocuidado para quem ajuda a cuidar da saúde
Publicada em 18/04/2017, às 14h48
Por Maria Angela Siqueira, com edição de Matheus Thebaldi
A recepção é praticamente o coração da unidade de saúde. É nesse espaço que acontece o encontro inicial que abre a porta dos serviços de saúde para os usuários de seu território. Nesse contato inicial, o profissional ouve a demanda do usuário visando garantir o encaminhamento adequado para a solução das queixas que se apresentam. O desafio é diário.
Para qualificar esse profissional da recepção, a unidade de saúde de São Cristóvão criou uma oficina de reflexão, consciência corporal e relaxamento por meio de automassagem, criando um ponto de apoio para a jornada de trabalho. A experiência piloto foi realizada na manhã desta terça-feira (18), quando a equipe da recepção foi substituída por outro grupo e pôde participar de atividades de autocuidado.
Uma sala silenciosa, um lanche partilhado, aula de alongamento, sessão de automassagem orientada para dispersar os pontos de tensão no rosto, no pescoço e nas costas. Depois, houve um momento de relaxamento profundo de consciência corporal, finalizado com trocas de impressões, experiências e sugestões de melhoria no ambiente de trabalho.
Ao final da oficina, os recepcionistas Dóris, Priscila, Cátia, Renan e Rafael pareciam bem relaxados e risonhos e trocavam ideias com a assistente social da equipe da unidade sobre como aproveitar melhor as dicas que receberam.
Qualidade de vida dos profissionais
A oficina foi desenvolvida por profissionais da unidade ligados ao Programa de Educação para o Trabalho. O objetivo é promover intervenções por meio de práticas de autocuidado, visando à melhoria da qualidade de vida dos profissionais.
"Começamos esse trabalho pela equipe da recepção, os assistentes administrativos da unidade, tendo em vista sua inserção num dos ambientes onde tudo acontece: a recepção. Ao todo, são seis profissionais que se revezam na execução das diversas demandas relacionadas à porta de entrada desse serviço", explica a diretora da US de São Cristóvão, Leila Rodrigues Sarmento Machado.
Atendimentos
E não é à toa a preocupação com a qualidade desse atendimento. Só no mês de março, foram mais de 7 mil atendimentos realizados na recepção, entre agendamentos, liberação de acesso aos serviços e realização de novos cadastros.
"A expectativa é de que o formato da oficina, após avaliação, seja ofertado a todos os profissionais da unidade, considerando a saúde do trabalhador como ponto central da intervenção para melhoria do ambiente de trabalho e, consequentemente, na qualidade do atendimento aos usuários dos serviços de saúde".