Notícias

US São Cristóvão: oficina de autocuidado para quem ajuda a cuidar da saúde

Publicada em 18/04/2017, às 14h48

Por Maria Angela Siqueira, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semus
Oficina de autocuidado
Profissionais que atuam na recepção da US São Cristóvão participaram de uma oficina de relaxamento e autocuidado
Divulgação Semus
Oficina de autocuidado
Objetivo da atividade foi promover melhorias na qualidade de vida dos profissionais de saúde e também otimizar os atendimentos

A recepção é praticamente o coração da unidade de saúde. É nesse espaço que acontece o encontro inicial que abre a porta dos serviços de saúde para os usuários de seu território. Nesse contato inicial, o profissional ouve a demanda do usuário visando garantir o encaminhamento adequado para a solução das queixas que se apresentam. O desafio é diário.

Para qualificar esse profissional da recepção, a unidade de saúde de São Cristóvão criou uma oficina de reflexão, consciência corporal e relaxamento por meio de automassagem, criando um ponto de apoio para a jornada de trabalho. A experiência piloto foi realizada na manhã desta terça-feira (18), quando a equipe da recepção foi substituída por outro grupo e pôde participar de atividades de autocuidado.

Uma sala silenciosa, um lanche partilhado, aula de alongamento, sessão de automassagem orientada para dispersar os pontos de tensão no rosto, no pescoço e nas costas. Depois, houve um momento de relaxamento profundo de consciência corporal, finalizado com trocas de impressões, experiências e sugestões de melhoria no ambiente de trabalho.

Ao final da oficina, os recepcionistas Dóris, Priscila, Cátia, Renan e Rafael pareciam bem relaxados e risonhos e trocavam ideias com a assistente social da equipe da unidade sobre como aproveitar melhor as dicas que receberam.

Qualidade de vida dos profissionais

A oficina foi desenvolvida por profissionais da unidade ligados ao Programa de Educação para o Trabalho. O objetivo é promover intervenções por meio de práticas de autocuidado, visando à melhoria da qualidade de vida dos profissionais.

"Começamos esse trabalho pela equipe da recepção, os assistentes administrativos da unidade, tendo em vista sua inserção num dos ambientes onde tudo acontece: a recepção. Ao todo, são seis profissionais que se revezam na execução das diversas demandas relacionadas à porta de entrada desse serviço", explica a diretora da US de São Cristóvão, Leila Rodrigues Sarmento Machado.

Atendimentos

E não é à toa a preocupação com a qualidade desse atendimento. Só no mês de março, foram mais de 7 mil atendimentos realizados na recepção, entre agendamentos, liberação de acesso aos serviços e realização de novos cadastros.

"A expectativa é de que o formato da oficina, após avaliação, seja ofertado a todos os profissionais da unidade, considerando a saúde do trabalhador como ponto central da intervenção para melhoria do ambiente de trabalho e, consequentemente, na qualidade do atendimento aos usuários dos serviços de saúde".


Voltar ao topo da página