Notícias

US Forte São João realiza oficina com orientações sobre flores medicinais

Publicada em 12/03/2019, às 15h05

Por Eduardo Brinco, com edição de Melissa Künsch


Divulgação Semus
Oficina sobre flores comestíveis na US Forte São João
O grupo Jardim Saúde realizou oficina sobre o uso de flores medicinais e comestíveis

Incentivar o consumo e cultivo de plantas medicinais visando a promoção da saúde. Esse é um dos objetivos do grupo Jardim da Saúde, que realizou nesta terça-feira (12) uma oficina na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Forte São João com o tema Toda Mulher é uma Flor - flores medicinais e comestíveis, em homenagem ao Dia da Mulher, celebrado na última sexta-feira (8).

Realizado pela a médica homeopata Henriqueta Tereza Sacramento, a oficina também contribuiu para incentivar a jardinagem entre as participantes. "Estamos fazendo um resgate do conhecimento tradicional do uso das flores e das plantas", ressaltou a médica.

Além de conhecerem mais sobre as Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs), que representam um mundo de sabores a ser explorado, as participantes puderam se deliciar com um chá e brigadeiro de erva-cidreira.

A próxima oficina, que será de chás e xaropes, vai acontecer no dia 9 de abril, às 9 horas, na Unidade de Saúde do Forte São João.

Faça em casa

Brigadeiro de erva cidreira

Uma lata de leite condensado
Uma xícara de erva cidreira
Um copo de leite.

Modo de preparo

Bater a folha da erva cidreira com o leite por uns cinco minutos. Após, coar e misturar ao leite condensado e cozinhe em fogo médio, mexa até que o brigadeiro comece a desgrudar da panela. Deixe esfriar e faça pequenas bolas com a mão e passar no açúcar cristal.

Cuidados importantes: Utilizar somente plantas medicinais conhecidas; evitar utilizar plantas que estão com folhas murchas, mofo, insetos e sujas; procure a orientação com um técnico experiente.


Voltar ao topo da página