Notícias

US do Bairro da Penha realiza ação de orientação sobre prevenção ao suicídio

Publicada em 17/09/2018, às 14h23

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semus
Setembro Amarelo
Moradores puderam "pegar carona" no ônibus da US para receber orientações psicoeducativas
Divulgação Semus
Setembro Amarelo
Profissionais de Saúde orientaram as pessoas sobre prevenção ao suicídio

A Unidade de Saúde (US) do Bairro da Penha aproveitou a grande concentração de pessoas que prestigiaram a 10ª Corrida Rolimã Racing, neste domingo (16), para fazer uma ação em prol do movimento Setembro Amarelo.

Profissionais da Saúde, como enfermeiros, agentes comunitários de saúde, professores de Educação Física, entre outros, orientaram as pessoas sobre prevenção ao suicídio.

Com o tema "Entre na história da US e valorize sua vida", os moradores puderam "pegar carona" no ônibus da US para receber orientações psicoeducativas e receber o "Kit Balada", contendo material do Ministério da Saúde sobre valorização à vida, gel íntimo, preservativos masculino e feminino, escova de dente, creme dental e fio-dental.

Para o diretor da US, Lauer Sardenberg Marinho, a ação foi muito positiva. "As lesões autoprovocadas estão no cotidiano de muita gente e as pessoas têm medo de buscar ajuda devido aos rótulos e tabus", disse.

Setembro Amarelo

O suicídio, que espelha fatores biológicos, genéticos, psicológicos, sociais e também culturais, tem sido desvendado, nos últimos quatro anos, pela campanha Setembro Amarelo.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que ocorram, no Brasil, 12 mil suicídios por ano. No mundo, são mais de 800 mil ocorrências, isso é, uma morte por suicídio a cada 40 segundos.

Programa de Saúde Mental 

O Programa de Saúde Mental da Prefeitura de Vitória oferece cuidado integral aos moradores da capital que apresentem sofrimento psíquico. A proposta é reduzir esse sofrimento ao máximo e ampliar a inserção social, a autonomia e o protagonismo dos indivíduos, potencializando sua capacidade para lidar com a vida e os problemas.

Para tanto, existe uma Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), formada por ações e serviços específicos para pacientes de diferentes faixas etárias. A prioridade é daqueles que sofrem transtornos mentais e também dos usuários de álcool e outras drogas.

Pacientes e familiares

As ações de saúde mental são desenvolvidas inicialmente pelas equipes das 29 unidades básicas de saúde de Vitória, que procuram conhecer o indivíduo que necessita de atenção, assim como sua família e o contexto geral de cada situação. As informações ajudam a desenvolver estratégias de atenção e tratamento que contribuam para a redução do sofrimento e a melhor inserção social e familiar.

As equipes analisam a necessidade de agendamento de consultas em psiquiatria no Centro Municipal de Especialidades de Vitória (CME). Situações mais complexas são encaminhadas aos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), que oferecem serviços nos quais os usuários têm seu tratamento planejado de acordo com sua necessidade.

O atendimento - individual ou em grupo - é feito por equipes multidisciplinares, com pediatras, psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, terapeuta ocupacional, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, musicoterapeuta, arteterapeutas e técnicos esportivos. A equipe trabalha unida a um grupo de profissionais oferecendo atividades para aqueles que realizam seu acompanhamento no espaço.

O Caps adulto realiza acolhimento, tratamento e reinserção social de moradores de Vitória com transtornos mentais severos e persistentes, assim como aqueles com risco ou tentativa de suicídio. O Caps oferece, além do tratamento de atenção diária, o acolhimento noturno. O usuário pode passar o dia no serviço, em diversas atividades terapêuticas, e retorna para sua casa à noite.


Voltar ao topo da página