Notícias

US da Praia do Suá cria teatro para conscientizar crianças no combate à dengue

Publicada em 19/09/2018, às 16h34

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semus
Teatro sobre dengue na Emef Maria Leonor
Alunos da Emef Maria Leonor assistiram a uma peça de teatro que faz alerta sobre a dengue

Além das ações rotineiras de combate à dengue, como carro fumacê, visitas a imóveis e monitoramento das armadilhas, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) precisa da ajuda de toda a população para eliminar os possíveis focos dos mosquitos transmissores da doença (Aedes aegypti) nas residências. Por isso, as crianças são grandes aliados nessa causa.

A Unidade de Saúde (US) da Praia do Suá esteve, na tarde desta quarta-feira (19), na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria Leonor Pereira da Silva, em Santa Lúcia, para uma ação educativa em forma de teatro, cujo tema foi "Jaja e Juju Contra a Dengue".

A apresentação mostrou cenas da realidade enfrentada pelos agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias ao visitar alguns imóveis e serem impedidos de entrar. Com isso, o problema aparece em seguida e um morador da casa adquire a tão temida dengue.

Integração

Para a diretora da US, Rosana Rocha, o sucesso das atividades de educação em saúde depende da integração entre o espaço e as comunidades nas quais ele atua. "O serviço sempre trabalha em parceria com empresas, sindicatos, escolas e associações de moradores para ajudar a diminuir as situações de risco", disse.

A dengue é uma doença infecciosa aguda transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado. Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 80% dos focos de dengue estão dentro das residências.

Atividades

O Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) realiza diariamente palestras e abordagens educativas para conscientização e orientação da população sobre doenças transmitidas por animais (zoonoses) e fatores do meio ambiente que colocam em risco a saúde humana.

A equipe de Educação em Saúde Ambiental também realiza trabalhos em escolas, creches, instituições de ensino superior, terminais de ônibus, supermercados, locais de grande movimentação, feiras livres, semáforos, praças e eventos.

São realizadas diversas atividades, como: exposição de maquete; abordagem, panfletagem e orientação no combate a dengue e outras zoonoses; apresentação de teatro de figurino e de fantoches; contação de histórias; jogos educativos e brincadeiras para sensibilização sobre gestão de resíduos e preservação do meio ambiente; pintura de rosto nas crianças; planejamento e execução de oficinas em geral.

Quem deseja solicitar orientações, visitas técnicas ou palestras pode ligar para o Fala Vitória 156.


Voltar ao topo da página