Notícias

Unidades de saúde promovem debates, exames e dia de beleza no mês das mulheres

Publicada em 19/03/2019, às 18h29

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semus
Unidades de Saúde mês da mulher
Unidade de Saúde de Resistência promoveu dia de beleza para as pacientes
Divulgação Semus
Unidades de Saúde mês da mulher
Mulheres também participaram de aula de dança do ventre na US de Resistência

Durante este mês, algumas unidades de saúde estão promovendo ações que celebram a presença e as conquistas das mulheres na sociedade, mas também destacam necessidades e situações que precisam mudar, como a violência doméstica.

Resistência

Por isso, na última segunda-feira (18), a Unidade de Saúde de Resistência promoveu um dia de beleza para as mulheres da região, com direito a limpeza de pele e maquiagem.

Além disso, elas também ganharam uma aula especial de dança do ventre com a professora Aleh Fassarela e participaram de uma palestra sobre sexualidade e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST´s) com a psicóloga e sexóloga Marcelle Paganini.

Segundo a diretora da US, Karla Mattos Teixeira, o objetivo foi melhorar a autoestima das mulheres. "Precisamos despertar nas mulheres a consciência de que separar um tempo para fazer atividades prazerosas significa investir em saúde. Por isso, elas precisam encontrar algo que as façam felizes, como dançar, fazer um trabalho manual, se enxergar mais bonitas... A autoestima faz bem para a mente e para o corpo", explica Karla.

Andorinhas

Já a US de Andorinhas escolheu um dia para estender os serviços voltados à saúde feminina. Nesta quarta-feira (20), a unidade vai funcionar duas horas a mais, encerrando suas atividades às 19 horas.

A previsão é de realizar cerca de 30 exames preventivos, como também testes rápidos para IST´s, solicitações de exames e encaminhamentos para mamografias, vacinações e exames odontológicos. Além disso, a equipe também preparou espaços para trabalhar a autoestima das mulheres, com sorteio de escova/hidratação, design de sobrancelha e uma palestra com a psicóloga e sexóloga Marcelle Paganini.

Bairro da Penha

Na US do Bairro da Penha, as equipes decoraram a unidade destacando a frase "Violência contra a mulher, vamos meter a colher". Com cartazes e colheres mostrando o número do Disque-Denúncia (180), as equipes reforçam que a violência não pode ser aceita, nem pelas vítimas, nem pela sociedade.

"Vimos no início deste ano muitos crimes contra as mulheres e não podemos banalizar tantos atentados. Com a divulgação do número 180, esperamos que as pessoas se sintam cada vez mais seguras para denunciar a violência doméstica", explica o diretor da US, Lauer Marinho Sardenberg.

A unidade também vai promover uma roda de conversa do "Circuito Empedorar" para os agentes comunitários de saúde na próxima quinta-feira (21). O encontro será realizado pela coordenadora de Políticas de Promoção de Defesa dos Direitos da Mulher em Vitória, Mariana Bernardes.

Na ocasião, serão abordadas questões históricas e sociais da violência contra a mulher, bem como as leis de proteção às vítimas de violência doméstica. "Empoderar as mulheres e torná-las mais seguras e conscientes de seus direitos são uma forma de lutar contra a violência doméstica", explica Mariana.

Divulgação Semus
Unidades de Saúde mês da mulher
Cartaz "Violência contra a mulher, vamos meter a colher" chama a atenção na US de Bairro da Penha
Divulgação Semus
Unidades de Saúde mês da mulher
Cartaz também estimula as pessoas a denunciar os casos de violência no telefone 180

Voltar ao topo da página