Notícias

Unidades da rede municipal de ensino iniciam ano letivo de 2017

Publicada em 14/02/2017, às 13h14 | Atualizada em 14/02/2017, às 19h22

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Carmem Tristão


André Sobral
Volta as aulas 2017
Felicidade tomou conta dos alunos na volta às aulas da Emef Francisco Lacerda de Aguiar
André Sobral
Volta as aulas 2017
Sandra Helena Gaspar Teixeira levou a filha Sara para o primeiro dia de aula

Esta terça-feira (14) foi dia de volta às aulas na rede municipal de ensino. O clima de ansiedade e alegria tomou conta dos estudantes nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis).

Na Emef Francisco Lacerda de Aguiar, em São Pedro, Sandra Helena Gaspar Teixeira levou a filha Sara, do 3º ano, e não escondeu a expectativa, ainda mais que ela também já estudou na unidade. "Estudei aqui do 5º ao 8º ano. Alguns personagens mudaram, mas o ambiente é o mesmo. Fico até mais confiante em deixá-la aqui. Para mim, é motivo de orgulho. Espero que ela aprenda bastante e se desenvolva", disse Sandra. 

O diretor da Emef, Elizeu Moreira dos Santos, deu as boas-vindas aos alunos: "Desejo a todos um bom retorno. Vamos proteger essas crianças e ensinar sempre a elas o sentido da cidadania, do respeito e do mundo melhor. Esse é o nosso papel". 

André Sobral
Volta as aulas 2017
Secretária Adriana Sperandio conversou com os alunos e desejou que todos tenham um ano de muito aprendizado
André Sobral
Volta as aulas 2017
Diretor da Emef Francisco Lacerda de Aguiar, Elizeu Moreira dos Santos, deu as boas-vindas aos alunos

Visitas

A unidade recebeu a visita da secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio, que também passou pelo Cmei Darcy Castello de Mendonça, em Maria Ortiz, e pelas Emefs Rita de Cássia Oliveira, em Resistência, e Experimental da Ufes, em Goiabeiras.

Na manhã desta quarta-feira (15), a secretária visitará os Cmeis Zilmar Alves de Melo, em Nova Palestina, e Silvanete da Silva Rosa Rocha, em Comdusa, e a Emef Neusa Nunes Gonçalves, também em Nova Palestina. À tarde, será a vez da Emef Eber Louzada Zippinotti e do Cmei Zenaide Genoveva Marcarini Cavalcante, ambos em Jardim da Penha.

"Desejamos que tenhamos um ano de muito aprendizado e muita descoberta na escola. Escola é um ambiente que precisamos atender às normas e aos pedidos dos nossos professores, entender que nossos professores estão na sala de aula para poder nos ajudar a organizar o ambiente legal para aprendermos. Também queremos pedir aos familiares dos nossos alunos que eles continuem participando durante o ano inteiro da vida escolar", disse a secretária.

Adriana Sperandio ressaltou a importância das famílias no desenvolvimento e aprendizado dos alunos. "Os familiares têm que ser a primeira referência da vida dos meninos. Assim, as crianças conseguirão compreender e respeitar o professor na sala de aula e na escola. É a força da família e o caminho da escola que levam a várias oportunidades para construir na vida", concluiu.

Turno vespertino

O pequeno Thiago Silva Araújo Claudino Pimentel tem apenas 4 anos e, apesar de ser aluno do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Darcy Castello de Mendonça, em Maria Ortiz, desde os 6 meses de idade, apresentou resistência ao primeiro dia de aula. "Esse período de adaptação é muito importante. E a forma respeitosa como a escola trata isso é fundamental. Eu sei que meu filho precisa acostumar a ficar na escola sem a minha presença. E a escola entende que isso vai acontecer no tempo dele", disse a mãe, Danielli do Carmo Claudino Pimentel.

Na educação infantil, o período de acolhimento das crianças é um processo primordial para a construção de vínculos entre os pequenos, as suas famílias e os profissionais dos Cmeis. "Cabe ressaltar que as diferenças individuais das crianças precisam ser consideradas para que o processo de acolhimento seja tranquilo e gradual, independente do grupo etário. É importante que a equipe pedagógica analise cada caso de acordo com a necessidade de flexibilização de horário e/ou a permanência do responsável na escola", orientou a secretária de Educação, Adriana Sperandio.

Cronograma

Em algumas regiões, o diretor escolar e o respectivo Conselho de Escola definirão as condições de regularidade para início do ano letivo de 2017, bem como a adoção de horário diferenciado nos primeiros dias de aula, considerando o período de adaptação dos estudantes. Portanto, as famílias e os responsáveis devem entrar em contato com a escola em que o estudante está matriculado para se informar a respeito da data de volta às aulas.

Já as 20 unidades que oferecem a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) com atendimento no horário noturno irão realizar atividades internas com professores, pedagogos e profissionais até sexta-feira (17), recebendo os estudantes na segunda (20).

Carlos Antolini
Início do ano letivo SEME
Alunos foram em peso ao primeiro dia de aulas do turno vespertino do Cmei Darcy Castello de Mendonça
Carlos Antolini
Início do ano letivo SEME
Danielli levou o pequeno Thiago para o primeiro dia de aula: "Sei que meu filho precisa acostumar a ficar na escola sem a minha presença"

Voltar ao topo da página