Notícias

Unidade de saúde do Forte São João convoca moradores na luta contra o mosquito

Publicada em 20/01/2017, às 12h34

Por Maria Angela Siqueira, com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves
Caixa d
Caixas d´água devem estar cobertas para evitar que o local se torne um criadouro do mosquito

Moradores, lideranças locais e comerciantes do território do Forte São João estão convidados a participar, nesta terça-feira (24), a partir das 17h30, de uma reunião na unidade de saúde para discutir estratégias de combate ao mosquito Aedes aegypti, com apoio técnico do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA).

Um técnico do CVSA participará da reunião, juntamente com o Conselho Local de Saúde, para explicar aos moradores a importância do envolvimento da comunidade nas ações de controle do mosquito. Isso porque o último Levantamento do Índice Rápido (Liraa) da região apresentou índice alto de infestação, o que representa maior risco de transmissão de doenças como zika, dengue e chikungunya.

"A Prefeitura intensificou desde dezembro as ações para combater o mosquito na região do Forte São João, Romão e Cruzamento, fazendo visitas casa a casa, orientando e eliminando os focos, mas é importante que cada um faça o seu check list em casa e evite a formação de novos criadouros", ressaltou a diretora da US do Forte São João, Polyana Pereira do Prado.

Vilões da dengue

Segundo ela, os depósitos fixos e móveis "vilões da dengue" no bairro são caixas d’água elevadas descobertas, depósitos de água ao nível do solo de armazenamento para consumo humano e depósitos em obras e horticultura: tonel, tambor, barril, tina, depósitos de barros (filtros, moringas e potes), cisternas, além de recipientes plásticos, latas, sucatas em pátio e ferro-velho e entulhos.

Para contribuir com as ações de rotina dos agentes de endemias, as unidades da rede municipal de saúde vêm potencializando os conselhos locais de saúde, que contam com representação de moradores, para envolver a comunidade na responsabilidade cidadã de combater o mosquito.

"A nossa intenção é fortalecer o Conselho Local de Saúde e trabalhar com as lideranças para potencializar a divulgação das ações que são importantes para evitar a proliferação do mosquito", concluiu Polyana.


Voltar ao topo da página