Notícias

Unidade de saúde de Vitória é referência na detecção precoce do câncer infantil

Publicada em 04/12/2017, às 15h11

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Assinatura do Termo de Cooperação Técnica com a ACACCI
Prefeito assinou termo de cooperação técnica com a Accaci na sala de reuniões anexa ao gabinete

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) assinou, na manhã desta segunda-feira (4), um termo de cooperação técnica com a Associação Capixaba contra o Câncer Infantil (Acacci) com o objetivo de rastrear precocemente os sintomas do câncer nas crianças.

A capital é o primeiro município do Estado a implantar a ferramenta em uma unidade de saúde piloto. A escolhida foi a US Grande Vitória, que será avaliada e monitorada durante todo o ano de 2018.

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, ressaltou a importância desse momento. "É uma alegria assinar esse convênio. A partir de agora, teremos a oportunidade de fazer aquilo que mais precisamos, que é detectar os primeiros sintomas do câncer infantil. Algumas vidas poderão ser salvas após essa assinatura".

Segundo a secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa, a metodologia potencializa as ações já desenvolvidas na Semus. "As ações de saúde em Vitória já são pautadas no modelo de vigilância em saúde, no qual a prevenção e a promoção da saúde são eixos estruturantes no norteamento das intervenções".

A solenidade reuniu gestores e diretores da saúde, representantes da Acacci, do Conselho Municipal de Saúde e da Associação de Pediatria do Espírito Santo, entre outras entidades.

Aprimoramento

Esta é a segunda vez que Vitória assina um termo de cooperação técnica com a instituição. O primeiro foi firmado quando o atual prefeito, Luciano Rezende, era secretário municipal de Saúde.

A Semus tem buscado o aprimoramento das intervenções que qualificam as ações de saúde na cidade. "Estamos sensíveis às particularidades desse segmento populacional que necessita de um olhar mais diferenciado. Os compromissos assumidos ao longo de 2017 com Unicef, Abrinq e agora com a Acacci refletem os nossos esforços para tornar Vitória uma cidade mais humana, mais justa e mais feliz", concluiu a secretária.

Acacci

A Acacci dá suporte a crianças e adolescentes com câncer, bem como às suas famílias, durante todo o tratamento da doença. É um centro de apoio que oferece, além de alimentação e hospedagem, diversas ações psicossociais e pedagógicas.

Mais ações

O município, este ano, já assinou também com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) a Plataforma dos Centros Urbanos (PCU), que promove os direitos das crianças e dos adolescentes mais afetados pelas desigualdades intramunicipais nas capitais brasileiras.

Ela acontece em 10 capitais brasileiras e envolve pela primeira vez a cidade de Vitória. Os principais desafios são a redução dos homicídios de adolescentes, a promoção dos direitos da primeira infância, o enfrentamento da exclusão escolar e a promoção dos direitos sexuais e reprodutivos dos adolescentes.


Voltar ao topo da página