Notícias

Unidade de Saúde de Santo André inicia grupo de apoio para largar o cigarro

Publicada em 14/08/2017, às 12h29 | Atualizada em 14/08/2017, às 12h36

Por Maria Angela Siqueira, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semus
Grupo de apoio ao tabagista na US Santo André
Moradores receberam orientações para largar o cigarro na US Santo André

Moradores dos bairros São José, Santo André, Redenção e Santos Reis contam com o serviço do Grupo de Apoio Terapêutico ao Tabagismo (GATT), composto por equipe multidisciplinar com médico, enfermeiro, fonoaudiólogo, educador físico, farmacêutico, odontólogo e técnico de saúde bucal. Eles participaram da primeira reunião deste ano do grupo, na última sexta-feira (11), na Unidade de Saúde de Santo André, para receber as orientações e apoio para largar o cigarro.

O tratamento envolve quatro sessões semanais, nas quais são desenvolvidas habilidades comportamentais que visam à cessação do hábito e à prevenção de recaídas. Quando há necessidade e indicação, o uso de medicação também pode ser incluído.

"Na Unidade de Saúde de Santo André, os moradores que participam do GATT terão acesso ao tratamento com auriculoterapia (pressão de pontos meridianos na região da orelha para favorecer o autocontrole), limpeza dos dentes, consulta com fonoaudiólogo, avaliação do grau de dependência e se há necessidade do uso de medicamentos, teste da taxa de monóxido de carbono no pulmão e sessões de alongamento e relaxamento", explicou a diretora da US, Michele Piol.

Onde buscar o serviço

Elizabeth Nader
Exame Monoxido Carbono
Unidades de saúde oferecem teste da taxa de monóxido de carbono no pulmão

Em Vitória, o morador que deseja parar de fumar deve procurar a unidade de saúde de referência do seu bairro para se inscrever nos grupos de assistência. Na abordagem inicial, os profissionais de saúde realizam intervenções que vão desde a abordagem básica à abordagem intensiva, por meio da inclusão no GATT ou individualmente. A abordagem intensiva atualmente é ofertada em 26 unidades de saúde.

Segundo a coordenadora do Programa Tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Eliane Moreira da Costa, o tratamento é feito, geralmente, a partir de uma consulta de avaliação clínica e, em seguida, acompanhamento em quatro sessões, preparando os fumantes para largar o cigarro.

Ao final, o percentual de pessoas que largam o tabaco é de 76%. Desses, 56% fizeram uso de algum tipo de medicação para ajudar. O índice de abandono desde a primeira avaliação clínica até a quarta sessão chega a 39%.


Voltar ao topo da página