Notícias

Unidade de saúde de Maruípe convoca moradores a se mobilizarem contra mosquito

Publicada em 11/01/2017, às 12h31

Por Maria Angela Siqueira, com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves
Caixa d
Caixas d´água são vilões da proliferação do mosquito Aedes aegypti

Os moradores são peças-chave no combate à dengue e ao Zika vírus. Nesta quinta-feira (12), a partir das 14 horas, a unidade de saúde (US) de Maruípe promove uma reunião com representantes da comunidade que participam do Conselho Local de Saúde para ampliar estratégias de ação no combate ao mosquito Aedes aegypti no bairro. Para isso, contarão com o apoio de técnicos do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA).

De acordo com os dados do último Levantamento do Índice Rápido da Infestação do mosquito Aedes aegypti (Liraa), Maruípe apresentou índice de 2,4 de infestação por 100 imóveis visitados, o que representa médio risco de transmissão de doenças como Zika, dengue e chikungunya.

"A nossa intenção é fortalecer o Conselho Local de Saúde e trabalhar com as lideranças para potencializar a divulgação das ações que são importantes para evitar a proliferação do mosquito. Por isso, convidamos um técnico do CVSA para explicar à comunidade o resultado do último Liraa e que ações são importantes de ser desenvolvidas na comunidade no combate ao mosquito", explicou a diretora da unidade de saúde, Helena Christ.

Vilões

De acordo com o último Liraa, os depósitos fixos e móveis "vilões da dengue" no bairro são ralos, tanques, calhas, tonéis para armazenamento de água para consumo, além de plástico, garrafas e latas sem proteção.

"Os nossos agentes comunitários de saúde já realizam visita integrada com os agentes de endemias, dão orientações e identificam potenciais criadouros, como uma caixa d’água descoberta. Mas é preciso envolvimento maior da comunidade e cada um ter a responsabilidade de fazer o seu check list em casa e no seu comércio para combater o mosquito", afirmou.

A coordenadora do CVSA, Clara Scarpati, ressalta que as iniciativas realizadas pelas unidades de saúde de Vitória reforçam as ações de controle do mosquito e são de extrema importância porque os servidores da Saúde têm uma relação estreita com a comunidade e potencializam a divulgação dos cuidados necessários que devem ser mantidos como rotina.

Matéria relacionada

Exército reforça combate ao mosquito Aedes aegypti no Bairro República


Voltar ao topo da página