Notícias

Unidade de Saúde Bairro do Quadro será inaugurada no próximo dia 30

Publicada em 22/06/2016, às 07h00

Por Maria Angela Siqueira, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
US Bairro do Quadro
Prédio da UBS Bairro do Quadro foi erguido na rua Lucidato Vieira Falcão
André Sobral
US Bairro do Quadro
Unidade funcionará no modelo de atendimento da atenção básica à saúde e terá consultórios odontológicos (foto) e médicos

A partir do próximo dia 1º de julho, moradores dos bairros do Quadro, Vila Rubim, Santa Tereza, Cabral e parte de Caratoíra vão poder realizar consultas, exames laboratoriais, vacinação, curativos, retirada de medicamentos e aplicação de injeção, entre outros serviços, tudo no mesmo local. A comodidade vem com a entrega da Unidade de Saúde (US) Bairro do Quadro, uma antiga reivindicação dos moradores.

A inauguração será realizada no próximo dia 30, às 19 horas, na sede da unidade, localizada na rua Lucidato Vieira Falcão, s/nº, Bairro do Quadro. A unidade funcionará no modelo de atendimento da atenção básica à saúde, ofertando consultas clínicas, ginecológicas, pediátricas e odontológicas, além de assistência psicológica e social.

Com área construída de aproximadamente 950 metros quadrados, a estrutura vai unificar os serviços das atuais unidades de saúde de Avelina e Santa Tereza, que atendem a uma população estimada em 8 mil pessoas (segundo dados do IBGE e da Rede Bem Estar), trazendo mais conforto para os moradores e servidores. O investimento da Prefeitura de Vitória na obra soma R$ 3.454.855,40.

Estrutura física

A unidade contará com seis consultórios médicos, dois consultórios de enfermagem, sala de vacina, sala de curativo, consultório com três cadeiras odontológicas, auditório para palestras, trabalhos de grupos dos programas de controle de hipertensão e diabetes, tabagismo, planejamento familiar, saúde escolar, saúde mental, de orientações a gestantes, entre outras atividades de prevenção de doenças e promoção de saúde.

Além disso, ofertará laboratório para coletas de exames, farmácia para oferta de medicamentos da atenção básica, sala de marcação de consultas de especialidades e atendimento com psicóloga e assistente social.

Os servidores também vão ganhar refeitório e salas de apoio administrativo e para desenvolvimento dos trabalhos dos agentes comunitários de saúde.

No antigo prédio onde foi instalada a unidade, já funcionou o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Elza Lemos Andreatta e também a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Mauro Braga (que atualmente está no bairro Santa Tereza).

Compromisso

A partir da entrega da obra e junção das equipes de trabalho das unidades de Avelina e Santa Tereza, a expectativa é de que sejam otimizadas as consultas e a organização de todo o serviço, permitindo melhoria e maior resolutividade nos atendimentos à população local.

"A obra é uma antiga reivindicação da população e um compromisso que a atual gestão assumiu com a comunidade local. Ficou definida a unificação das unidades Santa Tereza e Avelina com a entrega da UBS Bairro do Quadro, ampliando o acesso aos serviços, fortalecendo o vínculo com a comunidade e proporcionando melhores condições de trabalho aos servidores", explicou a secretária municipal de Saúde, Daysi Behning.

Equipes

A UBS Bairro do Quadro contará com duas equipes de Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde (EACS), compostas por dois enfermeiros e 15 agentes, além de dois médicos clínicos, um ginecologista, dois pediatras, três cirurgiões dentistas, um assistente social, um farmacêutico e um psicólogo, entre outros.

Novas unidades

Antes da entrega da UBS Bairro do Quadro, a atual gestão já inaugurou três novas unidades: Favalessa, Itararé e Fonte Grande. 

A proposta é oferecer um espaço de acolhimento ao cidadão e que promovam atendimento de qualidade e resolutivo nas ações de promoção, prevenção e atenção à saúde da população. Cada uma dessas unidades beneficia em torno de 8 mil moradores. O modelo de atendimento é baseado na Estratégia de Saúde da Família.

André Sobral
US Adelina
Serviços oferecidos pela US Avelina serão transferidos para a UBS Bairro do Quadro
André Sobral
US Santa Tereza
Usuários e atendimentos da US Santa Tereza também irão para a UBS Bairro do Quadro

Voltar ao topo da página