Notícias

Unicef e PMV traçam Plano de Impacto Coletivo para combater a evasão escolar

Publicada em 16/03/2018, às 16h13

Por Alan Rodrigues Costa (akrcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Seme
Evento do Unicef sobre evasão escolar
Evento teve o objetivo de discutir estratégias para evitar a evasão escolas de crianças e adolescentes
Divulgação Seme
Evento do Unicef sobre evasão escolar
Secretários Fabrício Gandini, Cátia Lisboa, Iohana Kroehling e Adriana Sperandio participaram do Diálogo Intersetorial

Depois de dois dias de debates e análises intensas, as equipes do Unicef e da Prefeitura de Vitória começam, a partir desta sexta-feira (16), a colocar em prática as ações e estratégias definidas para combater a exclusão escolar na capital.

Os trabalhos aconteceram durante o "1º Diálogo Intersetorial para Enfrentamento da Exclusão Escolar de Crianças e Adolescentes", encerrado na última quinta-feira (15), na Escola de Governo de Vitória, em Bento Ferreira.

A partir do evento, foi elaborado um Plano de Impacto Coletivo, que começou a ser sistematizado nesta sexta-feira (16) pelo Unicef para ser reencaminhado à Prefeitura de Vitória.

O evento também serviu para dar início à implementação da estratégia de "Busca Ativa Escolar", uma ferramenta que ajuda a localizar estudantes fora da escola.

"Vitória tem avançado bastante nos serviços públicos assistenciais, e acreditamos muito na Busca Ativa como uma ferramenta adequada para potencializar as ações que já fazemos na rede municipal de ensino para combater a evasão", afirmou a secretária de Educação de Vitória, Adriana Sperandio.

Também participaram os secretários das pastas de Saúde (Semus), Cátia Lisboa, Assistência Social (Semas), Iohana Kroehling, e Gestão, Planejamento e Comunicação (Seges), Fabrício Gandini, além de representantes da sociedade civil, dos conselhos de direitos, do sistema de justiça e dos próprios grupos de jovens e adolescentes.

Diálogo Intersetorial

O Diálogo faz parte da Plataforma dos Centros Urbanos 2017-2020, que tem como uma das prioridades enfrentar a exclusão escolar. A plataforma é uma iniciativa do Unicef, em cooperação com governos e parceiros, para promover os direitos das crianças e dos adolescentes mais afetados pelas desigualdades existentes dentro de cada cidade. A iniciativa ocorre pela primeira vez na cidade de Vitória.


Voltar ao topo da página