Notícias

Turma do Centro de Referência da Pessoa com Deficiência conclui curso em Libras

Publicada em 31/07/2015, às 09h41

Por Paula M. Bourguignon, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semas
Formação Libras CRPD
Karla Rangel e outros 34 alunos receberam o certificado do curso de formação em Libras do CRPD

Usuários do Centro de Referência para a Pessoa com Deficiência (CRPD) concluíram, nesta semana, a formação em Libras. A turma de 35 alunos, sendo um surdo, aprendeu a formar frases e fazer saudações com a Língua Brasileira de Sinais, entre outros conteúdos. 

Os alunos tiveram aulas práticas e teóricas, num total de 120 horas. Após tanto aprendizado, chegou a hora de receber os certificados de conclusão do curso. A aluna Karla Rangel Driusso Cota destacou a importância das aulas. "Ser surdo é saber que pode falar com as mãos e aprender a língua oral – auditiva, através da convivência com pessoas em um mundo de barulho. A diferença está no modo de aprender o mundo e saber que há comportamentos comuns compartilhados e tradições de uma comunidade de pessoas".

Fernanda Ceruti, que é surda, também concluiu a formação. "O surdo difere do ouvinte não apenas porque não ouve, mas porque desenvolve potencialidades psicoculturais próprias".

Linguagem da interpretação

O curso foi ministrado pela professora Luce Matilde Nogueira Amaral e pelo intérprete/tradutor Rodrigo Santos Timôtes, que trabalha com esse público há seis anos. "Foi uma experiência nova para mim como professor: interpretar o professor e o aluno. Tenho que interpretar, escutar e organizar as informações no meu cérebro para processar e passar com as mãos o que quis dizer. Isso não se adquire muito rápido", disse Rodrigo.

"Podemos concluir que a utilização da Língua Brasileira de Sinais dever ser cada vez mais popularizada e incentivada, colaborando para a inclusão do surdo na sociedade", disse a coordenadora do Serviço de Convivência para Pessoas com Deficiência, Marcela Brasileiro Falcão.

Como participar

O CRPD atende pessoas com deficiência que moram em Vitória e seus familiares. Para participar, basta procurar o local e agendar um horário de atendimento.

Serviço

Centro de Referência para a Pessoa com Deficiência (CRPD)

Endereço: avenida Professor Fernando Duarte Rabelo, 70, Segurança do Lar

Telefone: (27) 3327-5236

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas


Voltar ao topo da página