Notícias

Trabalho de conscientização reforçado para uso adequado de patinetes e bikes

Publicada em 07/06/2019, às 17h37 | Atualizada em 10/06/2019, às 16h58

Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Flávio Almeida
Ação com os patinetes e bicicletas
Equipes dão orientações para uso correto e seguro dos patinetes

Iniciadas na semana passada, as ações de sensibilização sobre o uso adequado dos patinetes e de bicicletas compartilhadas terão sequência nos próximos dias.

O trabalho será realizado em conjunto por técnicos da Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran), Guarda Municipal e equipe do Papo da Cidade.

Na quarta-feira (12), às 16h30, o trabalho será feito próximo à Ponte da Passagem. A mesma ação terá sequência nos dias 18, às 16h30, no final da orla de Jardim Camburi, e 24, na entrada da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em frente ao posto Presidente, às 10h30. 

Sensibilização

Segundo a gerente de Educação para o Trânsito, Adriana Sossai, a ação visa sensibilizar não somente aqueles que usam patinetes elétricos ou bikes compartilhadas, mas também equipamentos particulares. Ela destaca que a intenção do município não é punir, mas alertar sobre o modo correto de uso.

"É um modal novo. Precisa de tempo e de ajustes para que seja usado adequadamente e sem prejuízo a ninguém. Pelo contrário, os patinetes, assim como as bikesm vieram para agregar e têm sido sucesso em vários países. Por que não ser utilizado aqui em nossa cidade, que é linda e geograficamente possui tantas vantagens? Nós, agentes da Guarda Municipal e do Papo da Cidade tiramos também as dúvidas e pegamos sugestões", avaliou Sossai.

Papo da Cidade

A equipe do Papo da Cidade, que é um programa de comunicação direta da Prefeitura de Vitória com os cidadãos, também estará em ação e seus técnicos farão trabalho de corpo a corpo. As abordagens servirão para que as pessoas compreendam que, somente seguindo as regras e respeitando outros usuários e os pedestres, o serviço funcionará adequadamente.

De acordo com a gerente do Papo da Cidade, Veruska Pinheiro, as pessoas necessitam de informações e conhecimento. "Como os novos modais são usados para lazer e passeios também, alguns usuários imaginam que podem usar de qualquer maneira. A segurança de todos deve ser resguardada. Não se pode chegar à velocidade que se deseja sempre. Não se pode colocar mais de uma pessoa na patinete. Equipamentos de segurança são básicos. Esperamos poder abordar pessoas buscando se adequar aos novos e importantes modais", destacou Pinheiro.

Adaptação

De acordo com o secretário de Desenvolvimento da Cidade, Márcio Passos, é importante que a cidade ofereça a melhor condição de uso dos patinetes e bikes para incentivar que as pessoas utilizem cada vez mais o transporte alternativo e sustentável.

"O município está com suas equipes orientando os moradores. Todos devem colaborar para termos um trânsito seguro. Queremos que mais empresas operem na cidade e que o morador deixe o carro em casa e utilize transportes sustentáveis para pequenas distâncias", afirmou Márcio Passos.


Voltar ao topo da página