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Torpedos: serviços de saúde de Vitória são aprovados por 86% dos pacientes

Publicada em 02/06/2017, às 14h59 | Atualizada em 02/06/2017, às 14h59

Por Maria Angela Siqueira, com edição de SEGOV/SUB-COM


Elizabeth Nader
Sistema de chamada eletrônica no Centro municipal de especialidades
Nota média de todos os serviços da rede municipal de saúde em maio foi de 8,59

Dos 11.582 moradores de Vitória que responderam aos torpedos de avaliação dos serviços de saúde da capital no mês de maio, 86,7% consideraram o atendimento como "ótimo/excelente/bom/muito bom". Nove das 29 unidades básicas de saúde receberam nota acima de 9 e nenhuma delas recebeu avaliação menor que 8.

A nota média de todos os serviços, incluindo os dois pronto-atendimentos e dois centros municipais de especialidades, foi de 8,59, segundo o levantamento da Gerência de Controle e Avaliação da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

A unidade de saúde (US) que recebeu a maior nota no último mês foi a de Maruípe, com 9,33, seguida, respectivamente, por Santa Luiza, Ilha do Príncipe, Jesus de Nazareth, Vitória, Praia do Suá, Jardim da Penha, Andorinhas e Grande Vitória, todas com notas igual ou maior que 9.

Os Centros Municipais São Pedro e Vitória também foram bem avaliados, com notas 9,5 e 9,2, respectivamente. Os pronto-atendimentos (PAs) de Praia do Suá e São Pedro estão com média acima de 7,5.

"Nosso desafio é garantir a qualidade dos serviços da rede municipal de saúde e promover a melhoria do acesso à população. A avaliação por torpedo é importante porque nos ajuda a apontar onde é preciso melhorar ainda mais, tornando o atendimento mais justo e mais humano", afirma a secretária da Saúde, Cátia Lisboa.

Sistema

André Sobral
Torpedo da Saúde
Usuários da rede municipal de saúde recebem no celular um torpedo para avaliar os serviços

Para garantir a qualidade dos serviços da rede municipal de saúde, a Prefeitura de Vitória disponibiliza aos usuários o Sistema de Avaliação de Atendimento por SMS. O objetivo é conhecer a opinião dos pacientes em relação aos serviços e atendimentos prestados na capital.

O sistema, que é uma das ferramentas da gestão compartilhada da Prefeitura, permite ao usuário avaliar quantitativamente e qualitativamente todos os atendimentos de saúde e, a partir dessas notas, a Semus identifica possíveis problemas e adota medidas de correção para a melhoria da gestão dos serviços.

Por isso, 24 horas após cada atendimento, o usuário recebe no celular um torpedo para avaliar os serviços com uma nota ou qualificá-los em forma de texto.


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