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Torpedos: equipamentos da rede municipal de saúde têm nota média de 8,76 em 2017

Publicada em 05/01/2018, às 14h57 | Atualizada em 05/01/2018, às 14h58

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi


Carlos Antolini
Atendimento em Unidade de Saúde
Mais de 90% dos pacientes avaliaram os serviços de saúde de Vitória como "bom/muito bom" e "ótimo/excelente" em dezembro de 2017

Os serviços prestados nos equipamentos da rede municipal de saúde - unidades de saúde (US), Pronto- Atendimentos (PA) e Centros Municipais de Especialidades (CME) - receberam uma nota média de 8,76 em 2017 no Sistema de Avaliação de Atendimento por SMS. Mais de 160 mil pessoas responderam aos torpedos para fazer essa avaliação. 

Em dezembro, a rede conquistou a nota 8,93, a maior de todo o ano passado. No total, 13.107 pessoas deram notas aos serviços de saúde de Vitória no mês passado, sendo que 90,57 % delas os avaliaram como "bom/muito bom" e "ótimo/excelente". Mais uma vez, todas as unidades de saúde receberam notas acima de oito. Na média do ano, as US tiveram a média 8,89.

A unidade que recebeu a maior nota em dezembro foi a de Maruipe, com 9,53. Das 29 US do município, outras 19 ficaram acima de 9: Santa Luiza (9,48), Fonte Grande (9,39), Bairro do Quadro (9,36), Ilha do Príncipe (9,28), Andorinhas (9,27), Ilha de Santa Maria (9,21), Bairro República (9,20), Consolação (9,20), Jardim Camburi (9,17), Forte São João (9,14), US de Vitória (9,14), Jardim da Penha (9,12), Praia do Suá (9,11), Jabour (9,10), Bonfim (9,07), Jesus de Nazareth (9,07), Maria Ortiz (9,07), Santo Antônio (9,07) e Grande Vitória (9,01).

Os Centros Municipais de Especialidades Vitória e São Pedro também foram bem avaliados, com notas 9,35 e 9,30, respectivamente. Os PA's de São Pedro e Praia do Suá obtiveram, respectivamente, as notas 8,08 e 7,78.

"As notas alcançadas pelos serviços apontam que estamos conseguindo melhorar a qualidade dos serviços ofertados na rede municipal de saúde. São a partir delas que conseguimos identificar possíveis problemas e adotar medidas de correção para a melhoria da gestão dos serviços", afirmou a secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa.

Opinião

André Sobral
Torpedo da Saúde
Após 24 horas de cada atendimento, o usuário recebe no celular um torpedo para avaliá-lo com uma nota ou qualificá-lo em forma de texto

O sistema tem como objetivo garantir a qualidade da rede de saúde e conhecer a opinião dos pacientes em relação aos serviços e atendimentos prestados na capital.

A Gerência de Regulação, Controle e Avaliação, da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) consolida mensalmente os dados quantitativos, além de realizar uma avaliação qualitativa das notas atribuídas pelos usuários para apontar as necessidades de melhoria em cada serviço.

Após 24 horas de cada atendimento, o usuário recebe no celular um torpedo para avaliá-lo com uma nota ou qualificá-lo em forma de texto.

Cidade inteligente

"A busca pela excelência na qualidade dos serviços prestados à população é uma prioridade para a administração e para as equipes da Saúde. Estamos trabalhando com o conceito de cidade inteligente, utilizando a tecnologia da informação como ferramenta para qualificar o atendimento e facilitar o acesso dos moradores. O foco do trabalho é no cidadão, com um atendimento mais justo e mais humano", concluiu a secretária.


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