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Torpedo: mais de 90% dos moradores aprovam os serviços de saúde em Vitória
Publicada em 08/03/2018, às 07h00
Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi
Em fevereiro deste ano, os serviços de saúde de Vitória receberam, por meio de torpedos, 15.356 avaliações dos munícipes. Dentro desse universo, 90,40% dos pacientes os avaliaram como "ótimo/excelente/bom/muito bom". A nota média de toda a rede foi de 8,91.
A US de Santa Luiza teve a maior nota: 9,59. Outras 13 unidades também tiveram avaliação acima de 9: Maruípe, Jesus de Nazareth, Itararé, Bairro do Quadro, Jardim da Penha, Praia do Suá, Jardim Camburi, Andorinhas, Ilha do Príncipe, Fonte Grande, Ilha de Santa Maria, Resistência e Santo Antônio. Todas as outras unidades tiveram notas acima de 8.
O Centro Municipal de Especialidades (CME) de Vitória e o CME de São Pedro também foram considerados "ótimos ou excelentes" pelos seus usuários, recebendo notas acima de 9. Os Pronto-Atendimentos (PA´s) de São Pedro e da Praia do Suá obtiveram, respectivamente, notas 8,04 e 7,98.
Excelência
Para a secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa, o sistema de avaliação por SMS é uma ótima forma de receber o retorno dos cidadãos quanto à qualidade nos serviços prestados. "Trabalhamos buscando oferecer um serviço de excelência para a população e, por meio da tecnologia, podemos nos aproximar mais das pessoas que utilizam nossas unidades e entender melhor suas demandas".
Maior participação e satisfação de usuários
No mesmo período do ano passado, o sistema de avaliação por torpedos recebeu 8.576 avaliações, com 88,85% das pessoas considerando o serviço “ótimo/excelente/bom/muito bom”. Os números apontam que houve um aumento de 79% da participação dos moradores nas avaliações dos serviços.
Sistema
Para garantir a qualidade dos serviços da rede municipal de saúde, a Prefeitura de Vitória disponibiliza aos usuários o Sistema de Avaliação de Atendimento por SMS. O objetivo é conhecer a opinião dos pacientes em relação aos serviços e atendimentos prestados na capital.
O sistema permite ao usuário avaliar quantitativa e qualitativamente todos os atendimentos de saúde e, a partir dessas notas, a Semus identifica possíveis problemas e adota medidas de correção para a melhoria da gestão dos serviços.
Por isso, 24 horas após cada atendimento, o usuário recebe no celular um torpedo para avaliá-los com uma nota ou qualificá-los em forma de texto.