Notícias

Texto de Nelson Rodrigues inspira "Senhora, Afogai" com alunos de teatro da Fafi

Publicada em 03/08/2017, às 18h25 | Atualizada em 08/08/2017, às 12h50

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


Paula Molina
Peça "Senhora Afogai" com alunos da FAFI
Alunos da Fafi vão encenar peça inspirada em texto de Nelson Rodrigues

Uma família perde sua filha. O que seria um luto ganha contornos dramáticos quando histórias ocultas começam a ser reveladas. Inspirada em “Senhora dos Afogados”, texto clássico de Nelson Rodrigues, a turma do Curso Técnico em Teatro, II módulo, da Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música Fafi, apresenta “Senhora, Afogai”, adaptação do original do dramaturgo pernambucano.

O trabalho conta com a direção geral, preparação corporal, teórica e vocal dos instrutores da instituição: Antônio Apolinário, Roberta Portela, Nícolas Corres e Nieve Matos. As apresentações acontecem nos dias 11 de agosto (sexta-feira), às 19h30, no Teatro do Centro Cultural Frei Ubaldo Civitella, no município de Cariacica, e 18 (sexta-feira), às 19h30, no Teatro do Sesc, no Centro de Vitória. 

A encenação surgiu na disciplina Exercício Cênico II, a partir do trabalho de investigação e experimentação proposto pelo instrutor Antonio Apolinário, aos alunos, com base no texto de Nelson Rodrigues. A partir deste ponto eles começaram um laboratório continuado em cima da ação dramática por meio das disciplinas de Interpretação, Linguagens do Corpo, Expressão Vocal, História Social do Teatro e Literatura Dramática.

“Essa Interdisciplinaridade tem como objetivo permitir aos alunos possibilidades diversas de vivenciar, testar e experimentar na prática os conceitos estudados e fomentados previamente nas aulas. E, consequentemente, a aplicação destes junto às montagens de cenas e espetáculos teatrais” explica Antonio Apolinário.

A escolha pelo texto de Nelson Rodrigues se deu pela possibilidade dos atores-alunos terem a oportunidade de explorar diversos campos da produção teatral como a criação e a pesquisa, além de elementos característicos da encenação como a iluminação, o figurino e a cenografia. “São camadas, “peles” da mesma materialidade da arte do ator – pois nascem do processo de criação na sala de ensaio -, estímulos provocativos para os atores criadores em desenvolvimento continuado”.

Para Antonio Apolinário, no teatro, a arte se dá pelo encontro entre o público e os atores. “A arte do teatro é por excelência a arte do encontro e da presença. E, sendo assim, faz-se necessário compartilhar com os espectadores a obra criada pelos artistas da cena, pois é esse seu sentido maior. E é justamente nesse rito de comunhão com a plateia que sua arte se torna viva”.

Serviço
Senhora, Afogai 

Quando: 11 de agosto de 2017 (sexta-feira), às 19h30
Onde: Teatro do Centro Cultural Frei Ubaldo Civitella – avenida Expedito García, 220 - Campo Grande, Cariacica
Classificação: 12 anos
Entrada gratuita

Quando: 18 de agosto, sexta-feira, às 19h30
Onde: Teatro SESC Glória - avenida Jerônimo Monteiro, 428, Centro de Vitória
Ingressos: R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 (meia)
Classificação: 12 anos


Voltar ao topo da página